Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 17, 2009

RADAR

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br


Televisão

Record bate Globo e compra Pan de 2015
Na quinta-feira passada, ocorreu mais um embate feroz entre a Globo e a Record na Cidade do México. A vencedora foi a emissora do bispo Edir Macedo. Por cerca de 20 milhões de dólares, a Record comprou os direitos de transmissão para o Brasil e para o mundo dos Jogos Pan-Americanos de 2015, cuja cidade-sede ainda não foi definida. Adquiriu os direitos não só para a televisão, mas para todas as mídias. É a quarta vez consecutiva que a Record bate a Globo numa disputa olímpica: venceu também a briga para transmitir os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, o Pan de 2011 e a Olimpíada de Londres, em 2012.

 

Os quatro temas-chave de Aécio 2010

Lailson Santos
O conciliador Aécio: ele acha
que a capacidade de atrair opostos pode ajudar


A estratégia de pré-campanha de Aécio Neves para 2010 não se resumirá a viagens por todos os estados brasileiros entre março e outubro. Aécio não quer debater soluções para o país de mãos vazias. Para isso, encomendou propostas a alguns economistas ligados à Casa das Garças (um centro de pensamento econômico sediado no Rio de Janeiro, fortemente ancorado na turma da PUC-RJ). Aécio quer escolher quatro temas-chave, botá-los debaixo do braço e rodar o país discutindo-os. Seria uma espécie de carta de intenções. Ele tem dito a interlo-cutores mais próximos que um apelo poderoso de sua imagem como político é a conciliação. Algo que não é próprio nem de José Serra nem de Dilma Rousseff. Seria o perfil político mais adequado a um momento de crise econômica.

 

Eleições 2010

Marta e Dilma
Marta Suplicy tinha planos de ficar na muda neste semestre. Mudou de ideia. Resolveu oferecer em sua casa um jantar de apoio a Dilma Rousseff no dia 13 para tentar espantar os rumores de que não está contente com a escolha de Lula para 2010.

 

 

Beto Barata/AE
O consultor
Dirceu: temporada de dois meses de estudos em Nova York

PT

Sala de aula
O ex-líder estudantil José Dirceu voltou a estudar. Desta vez, inglês. Desde o início de janeiro, Dirceu está em Nova York, matriculado em um curso intensivo para afiar o seu inglês. É colega de escola do ator Lázaro Ramos. A temporada nova-iorquina de Dirceu, que alugou um apartamento no Upper West Side, termina no fim de fevereiro.

 

Câmara

Prêmio de consolação
Os aliados de José Sarney na disputa pela presidência do Senado começam a se articular para que o petista Tião Viana fique com o cargo de líder do governo no Congresso – em substituição a Roseana Sarney. Sai Sarney, entra Sarney...

Com a bênção de Lula
A propósito da eleição para a presidência do Senado e da conversa que José Sarney e Lula terão nos próximos dias sobre o assunto, o senador Cristovam Buarque observa: "Esse processo me dá vergonha. Sinto-me como no tempo dos militares, em que o presidente do Senado é escolhido pelo Palácio do Planalto. Que democracia é essa?".

 

Cerveja

A número 1 de lá
Portugal é testemunha de uma "guerra" que o brasileiro já viu muitas vezes: a das cervejas. A Sagres acaba de destronar a Super Bock, tornando-se a número 1 no país, depois de vinte anos na vice-liderança. A artilharia da guerra de lá veio do publicitário Eduardo Fischer, que detém a conta da Sagres e participou de todas as guerras de cervejas no Brasil.

 

Cinema

Nossa Hollywood
Depois de virar um filão dos cineastas brasileiros, com Cidade de Deus, Tropa de Elite, Ônibus 174 e tantos outros, a violência no Rio de Janeiro torna-se agora tema de um diretor estrangeiro. Jon Blair, vencedor do Oscar de melhor documentário em 1995, acaba de concluir um filme sobre o faroeste carioca. O documentário recebeu o nome provisório de Dancing with the Devil in the City of God (Dançando com o Diabo na Cidade de Deus) e mostra a vida de dois dos dez traficantes mais procurados do Rio de Janeiro, que abrem sua casa, mostram sua família e os territórios que dominam.

 

Turismo

Dólar bem-vindo

Oscar Cabral
De bolsos abertos
Os turistas estrangeiros quase triplicaram seus gastos em cinco anos

O Banco Central anuncia nos próximos dias que 2008 fechou com um ingresso recorde de dólares trazidos pelos turistas estrangeiros. Eles gastaram 5,7 bilhões de dólares por aqui – 26% a mais do que os 4,5 bilhões de dólares de 2007 e quase o triplo do registrado em 2003. O número de turistas, contudo, permanece inalterado: 5,2 milhões em 2008, na maior parte americanos.


Com Paulo Celso Pereira

VEJA

Arquivo do blog