Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
Eleições 2010
O tumor caiu de 14 para 5 cm
|
Sergio Dutti/AE A peruca fica Dilma: preocupação de fixar a imagem na cabeça do eleitor | Sai de baixo |
Se precisar, eu saio
Lula continua repetindo aos interlocutores mais próximos uma espécie de ameaça. Diz que, se na reta final da campanha a parada estiver muito complicada para Dilma Rousseff, ele pedirá licença do cargo e rasgará o Brasil de ponta a ponta em campanha.
Em praça pública
A propósito, a cúpula petista aposta muito no que chama de "comícios de despedida de Lula". Ou seja, comícios em cidades-chave nos quais ele daria um tom fortemente emocional às suas últimas semanas no poder.
Brasil
168 milhões de grampos
No curso da Operação Castelo de Areia, o juiz paulista Marcio Milani concedeu uma autorização inédita na Justiça brasileira: a quebra de sigilo telefônico de todos os celulares do país (atenção, vale repetir: todos). O pedido da Polícia Federal, evidentemente, era para poder grampear alguns telefones. E Milani liberou o grampo para os 168 milhões de celulares ativos no país – o seu, inclusive, leitor. Imagine a festa que pode ter sido feita.
Insônia ecumênica
A propósito, o que já foi publicado não é nem a metade da lista de políticos envolvidos na Castelo de Areia. Muita gente, de todos os partidos, ficará sem dormir no Natal.
Judiciário
500 milhões de reais
A moribunda Interunion, de Arthur Falk, o homem do Papa Tudo, pode papar uma bolada de 500 milhões de reais da Vale. Na semana passada, a juíza Maria Góes, da cidadezinha baiana de Simões Filho, determinou que a mineradora deposite a bolada em juízo de uma só vez. O mérito da disputa entre as duas partes é o pagamento de títulos emitidos por uma empresa que a Vale comprou na década de 90. A Vale encaminhará nos próximos dias um pedido de investigação sobre a juíza ao Conselho Nacional de Justiça. Motivo: a juíza deu ganho de causa ao senhor papatudo sem levar em conta outra ação na Justiça de São Paulo, na qual consta que o empresário não pagou pelos títulos que levou.
Economia
O apetite do BB
Nos últimos meses, o Banco do Brasil partiu com tudo para cima do mercado de crédito consignado. Em resumo, o BB age assim: compra o direito de administrar a folha de pagamento de servidores de governos e prefeituras (uma prática usual do mercado) e impõe uma cláusula de exclusividade para operar o crédito consignado. Já fez tal acordo com o governo do Espírito Santo, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de várias prefeituras.Assim, tem conseguido expulsar os pequenos bancos desse mercado rentável.
Negócio (quase) fechado
A pedido do BNDES, dois fundos de estatais devem virar investidores da Gradiente, que entrou na semana passada na Justiça com um pedido de recuperação judicial: a Petros (dos funcionários da Petrobras) e o Funcef (da Caixa), que finalizam os estudos técnicos para anunciar o aporte. No total, os fundos e mais uma empresa americana, a Jabil, vão jogar algo como 150 milhões de reais na tentativa de ressurreição da Gradiente.
A volta de Lacerda
Depois de comandar o banco de investimentos do Citibank e a Goldman Sachs no Brasil, Ricardo Lacerda está de volta. Acaba de abrir o BR Partners, um banco de negócios voltado para a assessoria em fusões e aquisições, gestão de recursos e investimentos em private equity.
Exageradamente correto
Como faz há anos, Marcel Telles, um dos donos da InBev, mandou comprar um livro sobre administração para dar de presente de Natal a seus executivos e à alta gerência das cervejarias que comanda. A todos faz uma breve dedicatória, incluindo o aparentemente inofensivo "Feliz Natal". Neste ano, resolveu incluir na roda de presenteados a turma da Budweiser, comprada há dois anos. Só que alguém do jurídico da empresa nos EUA viu a pilha de livros antes e deu o alerta: "Feliz Natal" poderia ser visto como discriminação religiosa. Telles teve de refazer as dedicatórias e mandou um "Happy Hollidays" aos americanos.
Cinema
Capitão Gracie
Wagner Moura começou a fazer uma preparação toda especial para encarnar novamente o Capitão Nascimento em Tropa de Elite 2, cujas filmagens terão início na terceira semana de janeiro. Está treinando jiu-jítsu e vale-tudo com Rickson Gracie, campeão dos campeões da lendária família de lutadores, hoje radicado nos Estados Unidos. Tropa de Elite 2 estreia em agosto de 2010.
AP O número 1 | Internet Quem é Sandrinha?
|
Com Paulo Celso Pereira