Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Radar

Marcio Aith

A lixeira é maior

Beto Barata/AE

Mulholland
A lixeira de 990 reais era só a ponta de um iceberg de sujeira

A revelação de que o então reitor da Universidade de Brasília (UnB) Timothy Mulholland usou dinheiro destinado à pesquisa científica para mobiliar seu apartamento funcional, inclusive com lixeiras de 990 reais, custou seu cargo no ano passado. Uma investigação do Ministério Público de Brasília descobriu que a sujeira é maior. A mesma fundação da UnB que bancou as lixeiras do reitor repassou 22 milhões de reais, de um total de 50 milhões recebidos de prefeituras petistas, para o "consultor" gaúcho Luís Lima, ligadíssimo ao PT. Lima não prestou a maior parte dos serviços pelos quais recebeu e ainda despachou parte do dinheiro, cerca de 5 milhões de reais, para cinco contas no exterior.

ÍNDIOS

Controle de entrada
O governo prepara um decreto para controlar a entrada de estrangeiros, ONGs e religiosos nas terras indígenas brasileiras. Segundo a minuta da norma, já enviada pelo ministro Tarso Genro ao Planalto, quem quiser ingressar nas aldeias terá de pedir autorização ao Ministério da Justiça. Se a reserva estiver em área de fronteira, o interessado também deverá submeter o pedido ao Ministério da Defesa.

MENSALÃO

Ana Araujo

Linha direta
Renilda: um recado ao PT

Foco na Fazenda
Denunciado por formação de quadrilha e calúnia, o ex-operador do mensalão Marcos Valério completa no dia 10 de janeiro três meses de cadeia. Sua mulher, Renilda Maria, tem dito a vários petistas que o marido suporta até mais um tempinho atrás das grades sem abrir o bico. Só não admite que os credores, entre os quais a Receita Federal, tomem na Justiça a fazenda do casal, a Santa Clara, na cidade mineira de Caetanópolis, a 100 quilômetros de Belo Horizonte. Valério deve 100 milhões de reais.

Sempre serenos
O grupo empresarial carioca Peixoto de Castro e a petrolífera espanhola Repsol anunciaram em dezembro a venda da refinaria Manguinhos para uma empresa dirigida pelo ex-secretário de comunicação do PT Marcelo Sereno, do grupo do ex-ministro José Dirceu. Não foi a primeira tratativa pecuniária entre o pessoal do Peixoto de Castro e o petismo. Em 2003, o braço financeiro do grupo, o Banco Prosper, quase foi vendido a Ralf Barquete e Vladimir Poleto, expoentes da agitada turma de Ribeirão Preto amiga do ex-ministro Antonio Palocci.

CARNAVAL

De volta à Sapucaí
Lula avisou ao governador Sérgio Cabral que quer assistir ao desfile de Carnaval no Rio. Ele será o primeiro presidente a ir ao Sambódromo desde 1994, quando Itamar Franco foi fotografado ao lado da modelo e sem-calcinha Lilian Ramos. O presidente garante que não sairá de perto da primeira-dama, Marisa.

Linha forte
Lula também planeja aproveitar a folia para uma pescaria na casa de Sérgio Cabral, em Mangaratiba, no litoral do Rio. Em setembro, a linha do anzol usado por Lula não resistiu ao peso de uma arraia. O presidente já pediu ao governador que providencie uma mais resistente.

ECONOMIA

Alívio na balança
Há sinais de desafogo no comércio externo. Na primeira quinzena de dezembro, a média diária das operações de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) atingiu 220 milhões de dólares, a melhor marca desde o pico de setembro, antes da crise.

É o dobro
A Febraban havia calculado em 100 bilhões de reais o valor máximo das indenizações a que os bancos brasileiros, públicos e privados, estão sujeitos nos processos de correntistas para reaver a correção monetária dos planos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Sabe-se agora que esse valor é maior. Pode chegar a 200 bilhões de reais. O assunto será decidido pelo Supremo Tribunal Federal.

JUSTIÇA

Toga em evidência
A pauta do STF, aliás, continuará polêmica em 2009. O tribunal vai decidir a legalidade da união entre homossexuais, o aborto de fetos com má-formação cerebral e a constitucionalidade da Lei de Imprensa. Os ministros também vão julgar a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo e se o Ministério Público tem poder de investigação.

CAFÉ

Cápsulas para a classe média
A Nestlé vai lançar em março no Brasil uma versão mais barata das máquinas de café que funcionam com pequenas cápsulas de alumínio. O novo produto, da linha Dolce Gusto, custará 599 reais e será destinado "ao uso diário das famílias". A versão mais conhecida dessas máquinas, a Nespresso, também da Nestlé, custa entre 850 e 1 800 reais.

MODA

Rafael Campos/Contigo

Beleza real
Isabeli Fontana: o mesmo cachê do ano passado

Só em real
Até agora, nenhuma grife participante do Fashion Rio, que acontece entre 11 e 16 de janeiro, fechou a participação de modelos ou celebridades estrangeiras. É um reflexo do dólar nas alturas e das incertezas em relação à economia em 2009. As beldades que normalmente desfilam em reais, como Isabeli Fontana e Aline Weber, também já vivem outros tempos. Receberão o mesmíssimo cachê do ano passado.

Colaboraram Sandra Brasil, Leonardo Coutinho, Alexandre Oltramari e Silvia Rogar

Arquivo do blog