Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 01, 2007

Crianças mineiras aprendem mais cedo e melhor

Bê-á-bá nota 10

As crianças de Minas Gerais aprendem
mais cedo – e melhor – a ler e escrever


José Edward

Divulgação
Escola Francisco Sá, em Montes Claros: o desempenho de cada aluno é acompanhado pelo governo estadual

Minas Gerais é um exemplo de como políticas públicas acertadas fazem diferença. Veja-se o caso da educação. No último ano, a proporção de estudantes da rede oficial de ensino que conseguem ler e escrever com fluência aos 8 anos subiu de 45% para 58%. No mesmo período, a fatia dos que chegam a essa idade sem saber ler nem escrever caiu de 33% para 24%. Com esse salto, os alunos mineiros saíram do nível que o Ministério da Educação classifica como "intermediário" para o patamar tido como "recomendável". A evolução foi possível porque Minas fez a lição de casa. No ano passado, o governo estadual implantou um sistema único no país de avaliação do desempenho de cada aluno da rede pública. Com isso, consegue identificar os problemas de ensino de seus colégios, enviar especialistas para solucioná-los e, assim, corrigir os erros a tempo. Foi o caso da Escola João Lopes Gontijo, do município de Ribeirão das Neves. Em 2006, apenas 8% dos alunos de 8 anos desse colégio sabiam ler e escrever. A Secretaria de Educação destacou especialistas para acompanhar os professores. Deu certo. Neste ano, todas as crianças passaram no teste de alfabetização. Mesmo nas unidades que já tinham bom desempenho, os alunos estão melhorando. Na Escola Francisco Sá, de Montes Claros, o índice de crianças alfabetizadas a contento subiu de 74% para 81%.

Os excelentes resultados levaram o governador Aécio Neves a anunciar que, em 2011, todos os alunos da rede pública do estado estarão alfabetizados aos 8 anos. A meta para os demais estados do país é aos 10 anos. "Depois que implantamos as avaliações, descobrimos que elas não são apenas um instrumento de acompanhamento da eficiência das nossas políticas. Também ajudam as escolas a identificar suas deficiências e a buscar soluções para elas", diz a secretária de Educação, Vanessa Guimarães. O êxito na alfabetização faz parte de uma sucessão de acertos obtidos por Minas na educação. O estado foi o primeiro a distribuir livros a alunos do ensino médio e o primeiro a aumentar de oito para nove anos a duração do ciclo do ensino fundamental na rede pública. Graças a medidas como essa, lidera as avaliações realizadas periodicamente pelo governo federal.


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