Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Radar

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br


Mensalão

Valdemar Pinóquio...
O mensaleiro Valdemar Costa Neto não se emenda. Interrogado na terça-feira passada por uma juíza federal, no processo que apura o escândalo do mensalão, Valdemar afirmou que as transferências de Marcos Valério para ele, a mando do PT, teriam somado 7,4 milhões de reais. Só que na CPI, dois anos atrás, o ex-deputado cara-de-pau garantiu em seu depoimento que recebera 6,5 milhões de reais.

...está de volta
Calma, tem mais. Num depoimento dado à Vara de Família de Brasília, no processo movido por sua ex-mulher, Maria Christina Mendes Caldeira, Valdemar diz textualmente que recebeu "em torno de 4 milhões de reais de Marcos Valério". Alguém aí acredita numa palavra de Valdemar?

Ela não quis conversa

Fotos André Dusek e José Paulo Lacerda/AE
Letícia, a musa de dom Cappio, e Geddel: a atriz evitou o ministro

Preocupado com o potencial midiático da musa do bispo Luiz Cappio – a bela samaritana Letícia Sabatella –, Geddel Vieira Lima procurou várias vezes a atriz nas duas últimas semanas. O ministro queria explicar-lhe pessoalmente o projeto da transposição do São Francisco. E tentar evitar o que, enfim, acabou ocorrendo: com direito a choro e demais ingredientes de um dramalhão de novela, a atriz virou uma das imagens-símbolo da autoflagelação perpetrada por dom Cappio. Mas não adiantou. Educadamente, Letícia rechaçou qualquer conversa com Geddel.


Brasil

Sarney, o bom padrinho
A TV Brasil herdou 250 professores maranhenses para o seu quadro de funcionários. Eles não entendem coisa nenhuma de televisão, mas estão lotados há tempos na TVE do Maranhão, embora na origem sejam servidores da Secretaria Estadual de Educação. Agora, criou-se um impasse: a direção da TV pública quer livrar-se deles, mas não consegue. Cada vez que tenta, José Sarney pede pelos professores, e eles permanecem inchando os quadros da TV pública. O negócio no Brasil é ter um bom padrinho.

Telecomunicações

A venda da Brasil Telecom
Está fervendo a negociação sigilosa para que a Telemar/Oi compre a Brasil Telecom. A movimentação entre os controladores, escritórios de advocacia, governo e fundos de pensão é tão intensa quanto discreta. Discute-se um financiamento bilionário do BNDES para que a Andrade Gutierrez e a La Fonte (de Carlos Jereissati) sejam, no final das contas, donas das duas teles. O governo quer pressa no negócio.

Mercado Financeiro

Bônus milionários
Assim como no último ano, o Credit Suisse será o banco que pagará os maiores bônus aos seus executivos – o CS chegou a bonificar um de seus diretores com 10 milhões de dólares. Parecia uma fortuna. Mas, neste ano, o mercado ficou superlativo. Recordes de IPOs (aberturas de capital) e fusões e aquisições – enfim, tudo aquilo que é especialidade de um banco de investimentos. E o Credit Suisse teve um 2007 de ouro. Por isso, a estimativa dentro do próprio banco é de que o triunvirato que o comanda, José Olympio Pereira, Antonio Carlos Quintella e Marcelo Kayath, deve levar para casa entre 20 milhões e 25 milhões de dólares. Cada um, bem entendido.

Equação simples
Como se ganha tanta grana? Simples: eles negociaram um pacote de remuneração que é um porcentual sobre o volume de negócios do banco. Como o volume subiu para níveis estratosféricos, o trio vai ganhar muito mais.

Justus tira pastor da Band do ar

Fotos Rogerio Pallatta, Lailson Santos
Neves e Justus: negociações sigilosas com a Band

Está chegando ao fim o reinado do pastor R.R Soares no horário nobre da Band. Quem vai desalojá-lo é Roberto Justus. Ele, porém, não exibirá o seu célebre topete na tela da Band – continuará sendo apresentador da Record. Na rede dos Saad, Justus atuará através da produtora recém-criada por ele e pelo ex-diretor artístico da Record Hélio Vargas para investir na produção e comercialização de programas de TV. A idéia é fazer na Band um programa de variedades diário. O acordo está fechado, só falta assinar. A indefinição fica apenas por conta do apresentador da atração. O escolhido é Milton Neves, hoje na Record. Neves também seria titular de uma mesa-redonda aos domingos – mas a rescisão de seu contrato com a Record será uma negociação para lá de complicada.


Economia

A Philips avança
No meio do ano, Paulo Zottolo, presidente da Philips no Brasil e na América Latina, derrapou no verbo e criou uma confusão dos diabos com o Piauí ("Se o Piauí não existisse, ninguém ficaria chateado"). Muita gente previu o fim da linha para o executivo. Pelo contrário, a julgar pelos resultados que o executivo entregou. A Philips na América Latina cresceu 16,3%, o melhor desempenho da empresa no mundo. E os holandeses garantiram a Zottolo 180 milhões de euros para aquisições em 2008 – 80% dessa quantia será investida no Brasil.

Negócio fechado
A propósito, já em janeiro a Philips Brasil anuncia a sua primeira compra de empresa no ano.

O Brasil tem sede
Mais um exemplar da série "nunca antes neste país": o ano de 2007 fechou com um recorde de vendas de Coca-Cola. Foram 5,67 bilhões de litros do refrigerante, o maior volume desde que a Coca desembarcou no Brasil, em 1942.

Televisão

Tropa, a série
O contrato que está sendo negociado entre a Globo e o diretor e o produtor de Tropa de Elite é de três anos. E prevê a produção de seis episódios da Tropa para a exibição no segundo semestre.

Arquivo do blog