Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 13, 2009

Radar-Lauro Jardim

DA VEJA


ljardim@abril.com.br

 

Aécio bate o martelo. Serra, o pé

De olho em 2010 Aécio, na Bolsa de Nova York: lá ele já bateu o martelo, aqui vai esperar

Na quinta-feira, Aécio Neves bateu o martelo na Bolsa de Nova York, fechando o pregão em que a Cemig foi homenageada por integrar há nove anos o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. O martelo das prévias, contudo, Aécio vai esperar até novembro para o PSDB bater. Ou seja, ele quer que nesse prazo o partido defina quando serão as prévias que escolherão o candidato tucano à Presidência. Aécio prefere as prévias em dezembro. José Serra bate o pé: não quer adiantar o calendário nem ouvir falar de sucessão neste ano. Prefere fevereiro.

 

• Cerveja

Foi para a gaveta
José Gomes Temporão desistiu de levar adiante o projeto que restringe a propaganda de cerveja nos meios de comunicação. Como o distinto público já deve ter notado, o que era um dos carros-chefes da pregação de Temporão sumiu do seu discurso. Ele avaliou que não tinha canhões para essa guerra. Preferiu centrar seus esforços em outros temas do Ministério da Saúde. Depois de perder seu principal patrocinador e sem interesse dos deputados, o projeto que limita a propaganda de bebidas alcoólicas dorme profundamente num escaninho qualquer da Câmara. Mesmo pronto para ir a plenário, ninguém cogita incluí-lo na pauta de votações.

 

• Governo

Cadeira cativa
Em compensação, José Temporão prossegue em sua cruzada para trocar o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, afilhado político de Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB. Como sabe que a cadeira é cativa de Alves, Temporão está articulando para que o peemedebista indique outro nome.

Nas alturas
Num recente encontro a sós com Lula, Jaques Wagner propôs ao presidente que trabalhe para ser secretário-geral da ONU quando deixar o governo. Lula ouviu. Nada respondeu. Wagner também já falou sobre o 
assunto com Celso Amorim.

 

• Imprensa

Celso Junior/AE

Boa causa Mercadante: argumentos sólidos


Em defesa da liberdade

O aloprado pai da trapalhada no recém-criado blog da Petrobras ainda é desconhecido. Mas talvez o maior responsável por convencer José Sergio Gabrielli a recuar da decisão de publicar no blog as perguntas encaminhadas pelos jornalistas antes da veiculação das reportagens tenha sido Aloizio Mercadante. Outras pessoas já haviam alertado o presidente da Petrobras sobre a óbvia tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa. Mas foi Mercadante quem levou a Gabrielli os argumentos mais sólidos que o fizeram recuar.

 

• Internacional

Aqui é mais complicado, ainda bem
Lula contou a um interlocutor na semana passada uma passagem do seu jantar íntimo em maio com Hu Jintao, presidente chinês. Lá pelas tantas, presentes apenas os dois e suas mulheres, começaram a listar as medidas que tomaram desde o fim do ano passado para enfrentar a crise econômica. Notaram, então, que haviam tomado basicamente as mesmas medidas anticrise. Deu empate? Não. Lula ganhou: "Eu fiz tudo isso com oposição". Oposição? Hu nem sabe do que se trata.

 

• Eleições 2010

Kassab se apruma
"Se o (José) Serra pedir publicamente, não tenho como não ser candidato." A frase foi dita na semana passada por Gilberto Kassab numa conversa privada, quando questionado se poderia sair candidato ao governo de São Paulo no ano que vem.

Jogo duplo
O PSDB e o DEM mal haviam formalizado a aliança para a eleição na Bahia, na segunda-feira passada, e o peemedebista Geddel Vieira Lima já procurava integrantes da chapa. Queria saber quais são os espaços possíveis de entendimento. O ministro tem se colocado como pré-candidato ao governo baiano, mas a tendência é que acabe apostando numa vaga ao Senado.

 

• Economia

Mudando tudo
A reestruturação da Aracruz, depois que foi comprada pela Votorantim, será radical. Está em estudo, inclusive, a extinção do nome Aracruz.

Longe e... 
A Coteminas vai crescer impressionantes 30% no Brasil neste semestre nos setores de cama, mesa e banho, em comparação ao mesmo período de 2008. É um crescimento chinês.

...no coração da crise
Nos EUA, onde sua operação também é gigantesca, a boa notícia para a Coteminas é que as vendas pararam de cair desde fevereiro.

 

• Televisão

Leilão olímpico
O COI decidiu antecipar a concorrência para os direitos de transmissão de televisão da Olimpíada de 2016. Vai fazê-lo antes da escolha da cidade-sede, em outubro. Quer aproveitar que o Rio de Janeiro está no páreo e fazer subir aos céus o milionário leilão que vem aí entre Globo e Record.

 

• Gente

Fernando Amorim/ A Tarde/Folha Imagem
Novos negócios Ivete: música, vestuário e cosméticos

Ivete vira marca
A cantora de maior sucesso do Brasil vai virar camiseta, bolsa, perfume, e por aí vai: Ivete Sangalo fechou um contrato para licenciar sua marca com a Prime, que já detém os direitos da marca Pelé. A partir de novembro, o mercado será inundado por itens de vestuário e acessórios. Depois, vem a linha de cosméticos. Ivete Sangalo quer atingir um público que vai de meninas a adultos.

 

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog