Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 23, 2009

VEJA Recomenda


LIVROS

Ria Novosti/AFP
LIVRO Jonathan Coe: drama intimista e melancólico

A CHUVA ANTES DE CAIR, de Jonathan Coe (tradução de Christian Schwartz; Record; 256 páginas; 29 reais)
• Jonathan Coe ganhou aclamação da crítica por sua sátira política e social, com cáusticos retratos da era Thatcher (O Legado da Família Winshaw) e da década de 70 na Inglaterra (Bem-Vindo ao Clube). A Chuva Antes de Cair representa uma mudança de registro em sua obra: Coe conservou os amplos painéis históricos, mas moderou a ironia. Trata-se de um drama familiar, intimista e melancólico. O cerne da narrativa está nas fitas que Rosamond grava para que uma parente distante, Imogen, escute depois de sua morte. Imogen é cega, e por isso grande parte das fitas é dedicada à descrição de fotos, nas quais se resume a história da família de Rosamond desde a II Guerra Mundial. As fitas, porém, não chegam à destinatária – é Gill, sobrinha de Rosamond, quem vai descobrir o trágico passado da família. Leia trecho.

A VIÚVA CLICQUOT, de Tilar J. Mazzeo (tradução de Angela Lobo; Rocco; 304 páginas; 39,50 reais)
• Barbe-Nicole Clicquot (de solteira, Ponsardin) tinha 27 anos, uma filha pequena e pouca experiência em negócios quando perdeu o marido, o comerciante e fabricante de vinhos François Clicquot. Na França do início do século XIX, a viuvez de uma jovem frequentemente conduzia ao desamparo econômico. Mas Barbe-Nicole não só assumiu a empresa do marido como a expandiu. A Veuve Clicquot (viúva Clicquot) é até hoje uma das mais famosas marcas de champanhe. A viúva empresária aprimorou as técni-cas de produção de champanhe – a bebida, que até então era turva e cheia de resíduos, se tornou cristalina, tal como é conhecida hoje. Foi por obra de Barbe-Nicole Clicquot que o champanhe se transformou na mais glamourosa das bebidas – o vinho espumante produzido por ela era consumido na corte da Rússia e nos clubes burgueses da Inglaterra. Escrita pela historiadora cultural americana Tilar Mazzeo, esta biografia traz um retrato completo da personalidade dessa empresária inovadora. Leia trecho.

DVD

STOP MAKING SENSE (Estados Unidos, 1984. Coqueiro Verde)
• Gravado durante três apresentações do grupo americano Talking Heads em Hollywood, em 1983, este é um dos melhores filmes de rock já realizados. O Talking Heads – grupo que tinha uma sonoridade realmente única, misturando porções de punk, funk, pop e música africana – estava no seu melhor período criativo quando o filme foi feito. O vocalista David Byrne adicionou toques de nonsense às apresentações, ao trajar um terno de ombreiras gigantescas (em Girfriend Is Better) e ao criar uma dança similar a um ataque epilético (em Once in a Lifetime). É memorável a sequência em que o grupo vai sendo "montado" aos poucos. Na primeira música, Byrne entra munido de um violão e um gravador. A cada nova canção, um integrante do grupo adentra no palco – até que se forma a superbanda que interpreta Burning Down the House.

THE COMMITMENTS – LOUCOS PELA FAMA (The Commitments, Irlanda/ Inglaterra/Estados Unidos, 1991. Fox)
• Aspirante a empresário musical, Jimmy (Robert Arkins) monta uma banda para levar o soul a Dublin. "Os irlandeses são os negros da Europa, e os dublinenses são os negros da Irlanda. Portanto, repita: ‘Sou negro e tenho orgulho disso’ ", prega ele aos candidatos, todos muito branquelos, recrutados por meio de um anúncio de jornal. Batizado de The Commitments, o grupo tem um início titubeante, mas evolui de shows em salões de igreja para apresentações em pubs progressivamente repletos de fãs. Quanto mais os integrantes se afinam, porém, mais brigam – uma trajetória que o diretor inglês Alan Parker, também de Fama, capta em riqueza de detalhes e deliciosa cor local. Essa, aliás, em boa medida fornecida pelo romance em que o filme se baseia, do escritor Roddy Doyle, grande cronista do caráter irlandês.

DISCO

Divulgação
DISCO Gossip: mais forte – e pesado – ao vivo

LIVE IN LIVERPOOL, Gossip (Sony)
• O Gossip é a banda de Beth Ditto. Lésbica, desbocada e com voz poderosa, ela chegou a ser proclamada símbolo sexual (a despeito de seus muitos quilos excedentes) pela revista inglesa New Musical Express. Acompanhada pelo guitarrista Brace Paine e pelo baterista Hannah Billie, Beth grita canções rápidas e ferozes, com ecos da geração punk dos anos 70. Sem os filtros da produção em estúdio, Live in Liverpool (caixa que inclui um CD e um DVD) apresenta o trio no auge da força. O Gossip interpreta músicas de seu próprio repertório – e, aqui, nada supera Standing in the Way of Control, um híbrido de punk e disco music – e covers anárquicas de Are You That Somebody?, sucesso da cantora de R&B Aaliyah, e Careless Whisper, de George Michael.

Cinemateca VEJA

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: a espirituosidade de Peter O’Toole e Audrey Hepburn em Como Roubar Um Milhão de Dólares (leia a crítica).

Nos demais estados, nesta semana: a grande dupla formada por Al Pacino e John Cazale inicia uma tragédia em Um Dia de Cão (leia a crítica).

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com


Publicidade



[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog