Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 09, 2009

Radar Lauro Jardim


Cão-de-guarda contra o terceiro mandato

Alan Marques/Folha Imagem
Sem chance Demóstenes: atento na CCJ para barrar mudanças na legislação eleitoral

O fantasma do terceiro mandato para Lula voltou a assustar. Mas a tese já não mexe tanto com a oposição. O que mudou? A oposição agora tem um cão-de-guarda contra alterações fisiológicas da legislação eleitoral. É o senador Demóstenes Torres, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pela qual qualquer projeto do gênero terá de passar. "Se um projeto desse tipo vier, entregaremos a um relator da mais estrita confiança e comprometido com a democracia", diz ele. Torres garante que usará todos os atos protelatórios que estiverem ao seu alcance para garantir que qualquer teratologia eleitoral morra no fundo de uma gaveta.

Câmara

Outros quinhentos
A investigação do Ministério Público na Câmara já encontrou funcionários-fantasma em quinze gabinetes. Um dos casos é uma bandalheira exemplar: foi identificado um funcionário que, apesar do salário de 7 000 reais, era beneficiário do Bolsa Família. Os procuradores correram atrás e encontraram uma enorme fraude. Todo mês, o sujeito recebia 500 reais sem pôr os pés na Câmara, com a obrigação de repassar os outros 6 500 reais ao deputado que o nomeou. E o Bolsa Família? Ah, isso são outros quinhentos.

Brasil

1 trilhão de reais
A Mendes Júnior está na Justiça Federal de Pernambuco com uma ação de perdas e danos contra a Chesf, a maior geradora de energia elétrica do país. Até aí, beleza. Mas sabe quanto a empreiteira está pedindo? Um trilhão de reais. Alega a Mendes Júnior que a Chesf atrasou vários pagamentos durante a obra de construção da hidrelétrica de Itaparica, em Pernambuco, nos anos 70 e 80. O valor pretendido equivale à construção de 224 usinas como a de Itaparica. Ou cerca de 35% do PIB brasileiro.

Alan Marques/Folha Imagem
O escolhido Lula liberou Carvalho

PT

"É o Gilbertinho"
De Lula para a cúpula peemedebista numa reunião ocorrida na semana passada: "O Gilbertinho (Carvalho) será o presidente do PT". Se alguém tinha alguma dúvida de que Lula quer o seu chefe de gabinete na presidência do PT, não tem mais.

Economia

Panela de pressão
O crescimento do grupo Schahin nos contratos da Petrobras está enfurecendo os concorrentes estrangeiros. A Schahin fornece equipamentos para a exploração de petróleo em águas profundas. Adversários da empresa resolveram ir à forra. Começaram a investigá-la, com especial atenção para os contratos firmados sem licitação com as subsidiárias internacionais da Petrobras, e montaram um dossiê. Promete ser briga de gente grande.

De Eike para Eike
Eike Batista agora vai construir navios. Ele está criando a BEX (Brasil Estaleiros), que nasce com uma encomenda de 15 bilhões de dólares, feita, aliás, pela OGX, empresa de petróleo do próprio Eike.

Água e dinheiro
Terminada a quarentena obrigatória, Jerson Kelman, ex-presidente das agências de energia elétrica (Aneel) e de água (ANA), associou-se à BR-Investimentos, de Paulo Guedes, para criar e pilotar um fundo de investimentos focado em energia e água.

Foco no aço
A Vale está fechando uma negociação com a ThyssenKrupp para aumentar sua participação na CSA, no Rio. A Vale já detém 10% da CSA, a maior siderúrgica em construção no Brasil.

Televisão

A nova Fazenda dos Mantega
Marina Mantega, filha de Guido Mantega, já avisou ao pai: será uma das participantes do reality show Fazenda, que a Record estreia no dia 27. Vai botar 90 000 reais no bolso. Se vencer a disputa, põe no cofre mais 1 milhão de reais.

Zanone Fraissat/Folha Imagem
Preferência musical Victor: campeão de direitos autorais

Música

O número 1
Conhece esse rapaz empunhando uma guitarra na foto acima? Pois é, foi ele quem mais faturou em direitos autorais nas rádios em 2008 como compositor e intérprete, segundo dados que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) tornará públicos nos próximos dias. O mineiro Victor Chaves, de 34 anos, da dupla sertaneja Victor & Leo, apareceu à frente de Roberto Carlos (o terceiro da lista), Caetano Veloso (o quinto) e Djavan (o sétimo).

Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Diego Escosteguy

Arquivo do blog