Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, maio 01, 2009

Gripe O mundo teme uma nova pandemia

Pânico

Um novo vírus da gripe paralisou o México e mostrou
que os países estão levando a sério a previsão de
que cedo ou tarde teremos uma pandemia mortal.
Mas é improvável que seja desta vez


Duda Teixeira, da Cidade do México

Gilberto Tadday
INIMIGO INVISÍVEL
Passageiros no metrô da Cidade do México usam máscara para se proteger do vírus da gripe: sem apertos de mão


VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem

Quadro: O perigo está no ar

Exclusivo on-line
O que fazer em caso de suspeita e como se prevenir

Uma onda de medo se espalhou pelo mundo na semana passada à medida que uma epidemia de gripe registrada no México começou a se alastrar por outros países. A gripe suína, assim batizada por ter o porco como principal hospedeiro do vírus que a dissemina, é do tipo mais perigoso. Caso o paciente não receba tratamento adequado em 48 horas, é quase certa a incidência de uma pneumonia. Os pulmões ficam severamente comprometidos e a insuficiência respiratória torna impossível caminhar. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e pode-se contraí-lo simplesmente ao apertar a mão de alguém infectado. Até a quinta-feira passada, no México, a gripe suína havia feito, oficialmente, oito vítimas fatais e levado aos hospitais outras 3 000. Foram relatados mais de 170 casos de contaminação em outros onze países (veja o mapa). Nos Estados Unidos, registrou-se o primeiro caso de morte pela gripe fora do México. Na quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde elevou para 5 – numa escala de 1 a 6 – seu grau de alerta de que a onda de gripe suína pode se converter em pandemia, ou seja, uma epidemia que se dissemina por todo o planeta. Aos poucos, o medo se transformou em pânico. Por toda parte ressurgiu o espectro da pior epidemia do século XX, a gripe espanhola, que matou 50 milhões de pessoas nos cinco continentes.

As semelhanças realmente existem. A gripe espanhola de 1918 também eclodiu em um período de globalização, com os grandes navios transatlânticos e ondas migratórias sucessivas. Mas as diferenças são significativas. Naquele tempo, a informação se propagava mais lentamente que os vírus. Por isso, nos estágios iniciais, muitos países foram pegos de surpresa pela disseminação da doença.

Jung Yeon/AFP
PENTE-FINO
Bebê vindo dos EUA é examinado ao chegar à Coreia do Sul: controle

Hoje, ao contrário, a informação viaja mais rapidamente que os vírus influenza, os causadores da gripe. Assim que correu a notícia da disseminação da gripe suína, muitos governos, incluindo o do Brasil, instituíram a fiscalização nos portos e aeroportos, identificando passageiros suspeitos de contaminação pela doença. Vários aeroportos na Ásia contam com aparelhos como o scanner termal, que permite detectar um dos primeiros sintomas da gripe – a febre. Graças aos esforços internacionais para conter a propagação da gripe aviária, em 2003, a Organização Mundial de Saúde está mais apta a lidar com esse tipo de ameaça. Dispõe, por exemplo, de um estoque com 5 milhões de antivirais, como o Tamiflu, que podem ser distribuídos nas áreas mais críticas. Essas drogas são cruciais para evitar que os doentes contaminem outras pessoas, já que o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe suína vai levar alguns meses. Acordos entre os países-membros da OMS permitem o compartilhamento rápido de amostras do vírus, necessárias para que se possa identificá-lo em pacientes. No Brasil, essas amostras desembarcaram na noite de quarta-feira. Todas essas providências facilitam uma resposta global à doença.

Um mundo preparado para enfrentar uma ameaça de pandemia é um dos fatores citados pelo médico americano Marc Siegel, da Universidade Nova York e autor do livro False Alarm: The Truth about the Epidemic of Fear (Alarme Falso: a Verdade sobre a Epidemia do Medo), para duvidar que a gripe suína deixe o mesmo rastro de destruição que as pandemias anteriores. Disse ele a VEJA: "É impossível prever como o vírus vai se comportar daqui para a frente, já que ele é mutante por natureza. Mesmo assim, há boas razões para não inchar as expectativas com relação a essa pandemia". Siegel lista outros dois motivos para seu otimismo. O primeiro é que, embora o vírus da gripe suína seja produto de uma mutação genética nova, ele é composto por partes de outros vírus já conhecidos pelo organismo humano (veja o quadro). Isso significa que há fragmentos de memória imunológica contra esse agente. Justamente por isso, o vírus da gripe espanhola é hoje um dos mais fracos em circulação. O segundo motivo citado pelo médico é que a gripe suína tem se mostrado pouco perigosa até o momento. Os infectados que detectaram a doença com antecedência estão sendo tratados, com sucesso, com remédios antivirais. No México, a maior parte das vítimas fatais apresentava sintomas de pneumonia – sinal de que a gripe estava em estágio avançado. Ainda assim, apenas oito morreram. A gripe aviária, em comparação, matou 257 das 421 pessoas que foram infectadas, ou 61% do total.

Gilberto Tadday
"NINGUÉM FALAVA DESSA GRIPE"
Cinco dias depois de infectado pela gripe suína, o marido de Mónica González (na foto), um motorista da Cidade do México, foi levado ao hospital. Ele recebeu o diagnóstico de amigdalite. O casal voltou quando o quadro piorou, mas era tarde. Com pneumonia, ele já tem os pulmões e os rins comprometidos


Na quinta-feira, autoridades da área de saúde dos países da União Europeia concluíram que não há motivo para pânico por causa da gripe suína. Isso porque, mesmo que ela se torne pandêmica e se espalhe pelo mundo, dificilmente provocará uma quantidade elevada de vítimas fatais. "O fato de termos nos preparado para um problema como esse nos últimos anos nos proporciona enormes vantagens sobre a gripe", disse a comissária de saúde da UE, a cipriota Androulla Vassiliou. No Brasil, a preocupação dos médicos infectologistas é que, caso a febre suína chegue ao país, seja devidamente diagnosticada, e não confundida com uma gripe comum. "O maior problema não é a rede pública, mas o consultório médico", afirma Juvencio Duailibe Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. "Se o médico não desconfiar da presença da gripe, qualquer plano de governo para combatê-la vai falhar", ele conclui. Até a quinta-feira, não havia sinal de brasileiros com a gripe suína.

A primeira vítima oficial da gripe suína foi o menino Edgar Hernández, de 5 anos, morador de La Gloria, pequena cidade do estado mexicano de Veracruz. Hernández conseguiu recuperar-se, mas outras duas crianças da cidade – que fica a 10 quilômetros de uma fazenda de porcos – não tiveram a mesma sorte. A ameaça de pandemia, anunciada pela imprensa e convertida em pânico e desinformação pela internet, levou os mexicanos a exigir de seu governo soluções e garantia de ordem pública. A resposta oficial serviu mais para alimentar o medo do que para colocar alguma ordem no caótico sistema de saúde do México. Em apenas uma semana, as informações e providências desbaratadas paralisaram a Cidade do México e deflagraram uma paranoia coletiva.

Para evitar concentrações, que favorecem a disseminação do vírus, o governo proibiu o funcionamento de bares, restaurantes, cinema e teatros. Os jogos de futebol do campeonato mexicano são agora realizados a portas fechadas, sem torcida. Ninguém mais se cumprimenta com beijos ou apertos de mão. Cartões de visita não são mais trocados, apenas mostrados. Apertar um botão de elevador ou abrir a janela do carro são motivos de preocupação, já que o vírus pode estar em qualquer superfície. A forma de contágio mais comum é passar a mão em um local onde esteja o vírus e, em seguida, coçar a boca, o nariz ou os olhos. A máscara cirúrgica tornou-se um acessório indispensável para sair à rua. Ela oferece uma proteção mais simbólica que efetiva. O microscópico vírus passa livremente pela trama do tecido das máscaras.

Calcula-se que a paralisação de parte da economia do país esteja causando um prejuízo diário de 55 milhões de dólares apenas na capital. O México é o único país latino-americano a figurar na lista dos dez principais destinos turísticos do mundo, com 21 milhões de visitantes estrangeiros por ano, quatro vezes o que recebe o Brasil. Segundo um relatório do Fundo Monetário Internacional divulgado há duas semanas, o México é o país da América Latina mais afetado pela crise financeira, com uma queda de 3,7% do PIB neste ano. Com a gripe suína, economistas mexicanos estimam que a queda do PIB possa chegar a 4,8%. Só haverá solução à vista quando as medidas profiláticas adotadas contra a doença derem resultado – e o pânico se dissipar.

Com reportagem de Thomaz Favaro, Gabriela Carelli, Leandro Beguoci, Renata Moraes e Carolina Romanini


Fotos National Museum of Health/The New York Times, AP, Bettmann/Corbis/Latin Stock e Jeyhun Abdulla/Reuters

Arquivo do blog