Entrevista:O Estado inteligente

domingo, abril 13, 2008

João Ubaldo Ribeiro O otimista num boteco do Leblon


- Ih, achei que estava chegando cedo e já encontro vocês todos esbravejando e xingando o governo e falando mal de tudo, que coisa!

- E tu quer que alguém fale bem de alguma coisa?

- Quero! Quero! Ou então falem de mulher, nunca mais se falou em mulher aqui. Aliás, mulher nem encosta mais aqui, com este baixo-astral, esta mistura de velório com broxura, vamos parar com isso! Broxura cívica, ha-ha-ha! Broxura cívica, querem vocês. Tesão patriótica, digo eu! Sacou? Eu hoje estou com a macaca, respondo qualquer coisa.

- Não é possível que você esteja achando tudo bom.

- Estou, estou! Não tenho queixa. Eu sou um otimista nato, vou a qualquer extremo para defender o otimismo, não vou morrer tortinho e cheio de estresse como vocês. É uma questão de perspectiva. Da perspectiva otimista vai tudo bem mesmo. Aliás, nosso problema é o pessimismo. Se não fosse ele, estaríamos muito melhor.

- Ah, então vamos ver. Atenção, pessoal, o Bigode está dizendo que basta otimismo para salvar o Brasil.

- E basta mesmo. O que dá pra chorar dá pra rir, cara, com todo o respeito ao grande Billy Blanco. Olha aqui, hoje eu estou armando uma tenda de pai-de-santo otimista aqui, podem perguntar tudo, que eu derrubo qualquer coisa no otimismo. Pergunta aí, vai.

- Então esclareça aqui uma coisa que a gente vinha discutindo quando você chegou, só essa já vai pegar você. É o seguinte: tu entendeu o que aquele general explicou sobre as despesas da Presidência tipo segurança nacional?

- Entendi perfeitamente, ele falou português, não falou?

- Ah, tu tá querendo sacanear, tu sabe que não é isso o que eu quero dizer. Claro que ele falou português e todo mundo entendeu o português.

- Agora quem ficou sem entender fui eu, cara. Vamos na lógica silogística: 1)todo mundo aqui entende português; 2)ele falou português; 3)logo todo mundo entendeu o que ele disse. Lógica aristotélica da melhor qualidade. E agora tu vem me dizer que ninguém entendeu? Não é verdade, todo mundo entendeu.

- Saco, Bigode, tu sabe o que eu quero dizer!

- Claro. Tu falou português, eu falo português e portanto sei.

- Tu quer curtir com a cara da gente mesmo, deixa pra lá.

- Deixa pra lá, não, eu avisei que tudo aqui ia ser dentro de uma perspectiva otimista. Se você quer ouvir o ponto de vista otimista, só podia querer ouvir isso que eu falei.

- Tá legal. Do ponto de vista otimista, o que foi que o general disse sobre despesas envolvendo a segurança nacional?

- Essa também é mole. Disse que despesas que envolvem a segurança nacional são despesas que envolvem a segurança nacional.

- Muito bem, e o que são essas despesas, dê um exemplo.

- Vamos lá. Vamos supor que um dos 86 ministros, por falta do que fazer, goste de chupar pirulito, nos intervalos das sonecas da reunião. Aí um terrorista descobre isso e envenena o pirulito do ministro. Daí a uns dois ou três dias, quando descobrissem que o ministro não estava mais dormindo, o mal já estaria feito. Melhor prevenir que remediar.

- O pirulito do ministro. Bigode, você...

- Podia ser até pior, podia ser o Pirulito Presidencial, só que não contam com a astúcia dele, que não pára de falar e não dá tempo para enfiarem nem um chiclete, quanto mais um pirulito, na boca dele.

- É, faça sua piadinha otimista, mas o general mesmo também disse que não saberia bem enumerar as despesas devidas à segurança nacional.

- E não deve saber mesmo. De repente o presidente passa a gostar de sorvete de tapioca e se esquece de avisar ao general, já imaginou nova crise da tapioca? O País não ia agüentar.

- Mesmo assim, já formaram duas CPIs para investigar.

- Medida de economia! Nenhum otimista vai deixar de ver isso imediatamente

- Bigode...

- Tá na cara! Em que é que essas CPIs vão dar?

- Em pizza. Isso todo mundo sabe.

- Mas você disse isso num tom pessimista e fica infeliz. O otimista vê isso e fica feliz. Já que ambas vão dar em pizza, faz-se somente uma comemoração e economiza-se a outra. Isso para não falar na possibilidade de que alguém queira botar veneno na mozarela do dr. Garibaldi e olha mais uma despesa de segurança nacional aí.

- É cara, pensando bem, de certa forma você tem razão, tem que ver as coisas assim mesmo.

- É claro! A vida é curta e vivemos num país feliz, com o melhor presidente do mundo, já temos o mesmo presidente aí engatilhado, o esquema necessário está sendo somente ajustado e...

- Espere aí. Outro dia ele chegou quase a gritar, dizendo que não queria saber de terceiro mandato.

- Por isso mesmo. Faz parte. Já se sabe até o nome do primeiro candidato que ele disser ou sugerir que vai apoiar.

- Você já sabe o nome?

- Bem, mais ou menos. Genericamente, digamos. É Boi-de-piranha.





'Mulher nem encosta mais aqui, com este baixo-astral. Estou com a macaca, respondo qualquer coisa'

'Nosso problema é o pessimismo. Se não fosse ele,estaríamos muito melhor'

Arquivo do blog