Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 05, 2008

Documento publicado pela Folha é igual ao fornecido à Casa Civil


da Folha de S.Paulo, em Brasília

Durante a entrevista que concedeu sobre o dossiê da Casa Civil, a ministra Dilma Rousseff afirmou que o fac-símile publicado pela Folha hoje e a cópia entregue à assessoria do Planalto na quinta-feira eram diferentes. O documento é exatamente o mesmo.

Na quinta-feira, véspera da publicação da reportagem sobre como o dossiê foi gerado nos computadores do Palácio do Planalto, a Folha entregou à assessoria da Casa Civil fac-símiles da tela principal do arquivo em Excel, da tela de propriedades do arquivo e uma cópia das planilhas com gastos do governo passado no ano de 2000.

Eram exatamente os três documentos que o jornal publicaria no dia seguinte.

Da tela com as propriedades do arquivo constam informações como "autor" (PR, de Presidência da República), "salvo por" (Casa Civil), datas e horários em que o documento foi criado, salvo e impresso pela última vez. Para não revelar informações que pudessem levar à identificação da fonte, a Folha rasurou os horários em que o arquivo foi salvo e impresso pela última vez.

A cópia com a rasura, feita à tinta, foi entregue à assessoria da Casa Civil. O mesmo documento foi publicado pela Folha no dia seguinte, mas a rasura foi substituída pela eliminação digital dos horários. Não há qualquer diferença entre o documento entregue à Casa Civil e o que foi publicado.

Dilma disse também que o jornal fez mudanças na planilha de gastos que publicou para ilustrar a reportagem. Na foto, porém, está reproduzida fielmente a imagem da tela extraída diretamente de computador da Casa Civil.

Leia mais

Arquivo do blog