Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Eliane Cantanhede - Fernandinho Paz e Amor




Folha de S. Paulo
7/12/2007

FHC selou uma trégua com Lula, pelo menos durante a sabatina de ontem na Folha.
Foi cauteloso ao falar nos Valdomiros, mensalões e aloprados; ao admitir que, sem reforma política, a relação com o Congresso é difícil em qualquer governo e para qualquer presidente; ao dizer que Lula não é como "certos vizinhos" (Chávez?) e, enfim, ao elogiar o homem do povo que Lula é: "Eu gosto dele." Não pareceu ironia do sempre irônico FHC.
Para não passar em branco, escolheu outro alvo: o ex-ministro Delfim Netto. Disse que conviveram na USP, mas nunca foram próximos, já que Delfim era tão aliado dos governos militares como é hoje do governo Lula. "Coerente", sapecou.
Para FHC, falando ora como sociólogo, ora como ex-presidente, e pouco como tucano roxo, tudo é uma questão de "conjuntura". Lula foi eleito porque, naquela conjuntura, cabia um "candidato do povo" (e não porque o povo votou contra o seu próprio governo...). A CPMF se justificava no seu governo, mas agora a conjuntura é outra e permite corte de gastos. (Ah, bem!) Numa platéia com um ou outro ex-ministro e amigo de FHC, as perguntas escritas indicaram predominância de tucanos, com queixas à incompetência do PSDB na oposição. "Uma oposição opaca", reclamou um. "Se [os atuais escândalos] fossem no seu governo, o sr. teria tido impeachment", radicalizou outro.
FHC foi elegante e inteligente, como sempre, mas não conseguiu justificar a falta de diretrizes e de discurso do PSDB na oposição a Lula. Não foi convincente para responder o que mais a platéia parecia esperar ontem, como os eleitores tucanos provavelmente vão esperar nas campanhas: se o governo Lula faz tudo o que o governo FHC fazia, e até aprofunda o bom e o mau, por que raios voltar atrás e reeleger os tucanos?

Arquivo do blog