Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 01, 2007

CLÓVIS ROSSI Stálin não morreu

SÃO PAULO - Nada contra (nem a favor) do socialismo do século 21, do presidente Hugo Chávez, até porque ninguém sabe direito do que se trata.
Mas, como o socialismo do século 20 foi um enorme fracasso e, na Venezuela, o capitalismo do mesmo século também fracassou, é justo que os venezuelanos queiram tentar algum outro modelo. Com o tempo, penarão ou gozarão com ele.
É assim que funciona a democracia, o modelo menos ruim até hoje inventado pelo homem.
O diabo é que Chávez revive, no percurso para o socialismo do século 21 e em pedaços de sua nova oferta constitucional, o pior do socialismo do século 20. Ou, mais exatamente, o estalinismo. Veja o que disse ao jornal espanhol "El País" Javier Biardeau, professor de sociologia da Universidade Central da Venezuela, eleitor de Chávez em todas as votações anteriores à de domingo: "O problema é que qualquer desacordo aqui se trata como traição.
Está se tornando natural uma cultura estalinista. Esse grande debate que se daria na Venezuela sobre o socialismo do século 21 se está convertendo em uma opção entre lealdade ou traição em relação ao presidente. E, nesse terreno, não se pode debater nenhuma idéia".
Perfeito. Vale para setores do PT e da intelectualidade para os quais qualquer crítica a Lula é "conspiração" ou "elitismo.
No caso de Chávez, o estalinismo se dá também nas relações exteriores. Chávez já xingou (o termo desgraçadamente é esse) os presidentes do México (à época Vicente Fox), do Peru, dos Estados Unidos, agora da Colômbia, da Espanha, o secretário-geral da OEA, o Congresso brasileiro e por aí vai. Até seus amigos Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia já foram destratados publicamente. Não tolera o menor desacordo. Como o "guia genial dos povos", título de Stálin, a que parece aspirar Chávez.

Arquivo do blog