Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, maio 01, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Fantasmas aterrorizam a Câmara

Alan Marques/Folha Imagem
Tempos difíceis Temer: o presidente de uma casa complicada

Depois das passagens aéreas, o Ministério Público passou a investigar os gastos dos gabinetes dos deputados federais – e o que encontrou até agora é um poço fundo de irregularidades. Entre outras surpresas, já foram identificados deputados que empregam funcionários fantasmas e até que tomam parte do salário de seus assessores. Pontualmente, histórias como essas volta e meia apareciam. Mas, se forem sistematizadas e divulgadas, envolverão muita gente. A expectativa é que a farra das passagens seja brincadeira de criança perto do que vem aí. Michel Temer já foi alertado da existência das denúncias, e a própria criação, na semana passada, de uma comissão para readequar os gastos parlamentares faz parte da tentativa de se antecipar à tempestade que se avizinha.

Governo

Datas marcadas
A segunda sessão de quimioterapia de Dilma Rousseff já foi marcada. Será no sábado 9. Ela faz quimioterapia e, no mesmo dia, sai do Hospital Sírio-Libanês. Três semanas depois, submete-se a uma terceira sessão.

Eleições 2010

A volta de Itamar
Se Itamar Franco se filiar mesmo ao PPS até o fim do mês, ele se tornará imediatamente uma espécie de plano B para Aécio Neves em sua própria sucessão. O plano A continua sendo Antonio Anastasia, seu vice.

Brasil

Marcha lenta
A má vontade dos deputados com o Ministério Público é gigantesca desde que o órgão investigou os descalabros cometidos com as passagens aéreas. Agora, os deputados preparam uma retaliação: farão corpo mole quanto puderem na votação dos aumentos salariais dos ministros do Supremo e do procurador-geral da República. Os reajustes afetam em cascata todas as carreiras do Judiciário e do Ministério Público.

Publius Virgilius/Folha Imagem
Nos tribunais Barroso: um novo advogado e uma nova defesa

STF

A tese moral de Battisti
O novo advogado de Cesare Battisti, Luís Roberto Barroso, termina nos próximos dias a peça de defesa do ex-terrorista, cujo destino será decidido pelo STF provavelmente em junho. Um dos pontos fortes da defesa será enfatizar que Battisti passou por um primeiro julgamento na Itália em 1981 e, nele, não há nenhuma referência aos quatro assassinatos de que veio a ser acusado sete anos mais tarde. Isso é o que Barroso chama de "tese moral". Entre as teses jurídicas, está a de que a concessão do refúgio por Tarso Genro é juridicamente bem fundamentada.

Maranhão

O São João de Lula
Roseana Sarney bateu o martelo: licencia-se em 2 de junho para ser operada, em São Paulo, de um aneurisma cerebral. Ficará sessenta dias longe do governo. Antes, porém, fará uma despedida em alto estilo: convidou Lula para ir a São Luís abrir, no próprio dia 2, os festejos de São João ao seu lado.

Câmara

O ostracismo de Cunha
O sumiço de Eduardo Cunha do noticiário político não é gratuito. A relação entre o peemedebista fluminense e o Palácio do Planalto azedou de vez depois de sua insistência em criar a CPI da Petrobras – que, aliás, não vingou. Há cerca de um mês, deputados da base governista foram orientados a se afastar dele.

Eleições 2010

Barbosa versus Google
Joaquim Barbosa, que será o magistrado em chefe das eleições de 2010, quando presidirá o TSE, é contra a proposta feita pelo Google de hospedar toda a estrutura de informática da Justiça Eleitoral na base de dados da empresa.

Internacional

Recado para Ahmadinejad
Os líderes dos principais partidos do país (PMDB, PT, PSDB, DEM, PPS, PV) assinaram na quinta-feira passada um requerimento para que seja votado em regime de "urgência urgentíssima" o projeto de Marcelo Itagiba criminalizando aquele que negar o holocausto. É uma espécie de gesto político da Câmara às vésperas da visita oficial do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o celerado que nega o holocausto e prega o extermínio de Israel. Há chance de que o projeto seja votado nos próximos dias, durante a permanência de Ahmadinejad no Brasil.

Economia

É a crise
A australiana BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, cortou 50% dos seus quadros da área administrativa no Brasil desde março.

A Coca nos Brics
Exceto pelo pífio desempenho da Rússia, a Coca-Cola não tem do que reclamar dos Brics neste primeiro trimestre. O Brasil cresceu 4% ante o mesmo período do ano passado (emplacou, aliás, a marca de vinte trimestres consecutivos de crescimento); a China cresceu 10%; e a Índia, espantosos 31%. O patinho feio Rússia teve uma queda de 18%. No mundo, o crescimento da Coca-Cola foi de 2%.

Copa 2014

De bolso cheio 1
A CBF fechou com o Itaú sua primeira cota de patrocínio da Copa 2014. O maior banco do país pagou 45 milhões de dólares para poder propagandear-se como "o banco da Copa" e ter o direito de botar publicidade nos estádios. Além disso, será também a instituição financeira responsável pelas operações cambiais, que alcançarão cerca de meio bilhão de dólares entre vendas de ingresso e remessas de divisas.

De bolso cheio 2
A CBF negocia agora mais cinco cotas. Uma das disputas mais renhidas se dá entre a Vivo e a Oi.

Divulgação
Rato esperto Mickey: a Disney busca dinheiro na Petrobras

Petrobras

Ao lado do Mickey
A Disney procurou a Petrobras semanas atrás com uma proposta debaixo do braço: quer que a estatal patrocine um brinquedo da Disney World e fique com a exclusividade do abastecimento de biodiesel dos ônibus que circulam pelo complexo de parques da Flórida.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog