Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 01, 2007

Radar


Radar

Lauro Jardim
E-mail: ljardim@abril.com.br

GOVERNO

O aborto e a CPMF
As orelhas de José Gomes Temporão arderam na semana passada. Num encontro com a cúpula do PMDB, Lula disse que o seu ministro da Saúde tem se preocupado demais com a questão do aborto – o que só traz dor de cabeça – e de menos com o imbróglio da CPMF.

Regozijo peemedebista
A reclamação de Lula soou como música aos ouvidos dos peemedebistas, que não têm simpatia por Temporão, a quem acusam de não acolher suas demandas.

Conde vai atacar de novo
Assim que o novo ministro de Minas e Energia assumir, Luiz Paulo Conde voltará à carga: tentará trocar parte da diretoria do Real Grandeza, o bilionário fundo de pensão de Furnas. Dias atrás, Conde fracassou na sua primeira investida.

Esse ministério é nosso
A propósito, Edison Lobão, pule de dez para assumir o Ministério de Minas e Energia, vem com a missão de aparelhar a pasta para o PMDB. O partido acha que ali tem muito petista vestido de cacique. E quer escalpelá-los.

O preço do voto
O senador capixaba Magno Malta deu o seu preço para votar pela prorrogação da CPMF. Quer de volta uma diretoria das Docas do Espírito Santo, que lhe foi tirada. O governo topou o preço. E assim caminha a nossa política...

O PMDB não desiste

Nélio Rodrigues/Ag. Primeiro Plano
Aécio: ele diz não, mas a porta fica aberta


Michel Temer e Henrique Alves, presidente e líder do PMDB, procuraram Aécio Neves na semana passada. A dupla fez uma nova investida sobre o governador. Eles disseram que haviam combinado com Lula o seguinte roteiro: Aécio deveria deixar o governo em outubro de 2009, filiar-se ao PMDB e passar seis meses rodando o país para tornar-se conhecido – por incrível que pareça, Aécio, ex-presidente da Câmara e governador de Minas Gerais em segundo mandato, é quase um anônimo fora do seu estado junto às classes C, D e E. Feito isso, o PMDB lançaria sua candidatura à Presidência. Aécio disse que vai continuar no PSDB. Até porque, neste momento, não poderia dizer outra coisa...

SENADO

O new look de Garibaldi
O senador Garibaldi Alves é um novo homem. Candidato à presidência do Senado, Garibaldi mudou o penteado, passou a exagerar no perfume e apareceu com ternos e gravatas tinindo de novos no plenário.

PT

Partido "Alzira"
Entre os partidos de oposição e da base governista, o PT ganhou um apelido: "Partido Alzira" – Alzira é aquela personagem da novela das 8 que de dia é enfermeira e, à noite, faz strip-tease nos inferninhos da vida. Ou seja, de dia é vestal; e de noite cai na farra.

BRASIL

Escolta cara
Está nas mãos de Lula – para vetar ou sancionar – o projeto de lei aprovado pelo Congresso que torna a videoconferência uma regra para os interrogatórios judiciais. A questão é polêmica, mas não há dúvida de que os gastos envolvidos na escolta dos presos que vão depor são estratosféricos. Apenas em São Paulo, até novembro, essas operações utilizaram 38.000 viaturas policiais e envolveram 96.000 policiais.

ECONOMIA

Quase cinco
O Banco Central guarda a sete chaves um estudo com uma nova estimativa para o crescimento do PIB em 2007. Segundo o cálculo feito pelos técnicos do BC, o crescimento do país chegará a 4,8%. No fim de setembro, essa mesma estimativa apontava uma alta de 4,7%.

Apetite canadense
A São Marcos, dona de dois shopping centers no Rio de Janeiro e dois em São Paulo, está sendo vendida para fundos de investimentos canadenses. A São Marcos pertence à família Marinho, embora fique fora da estrutura das Organizações Globo.

Os professores do Eike
Cerca de 30% do 1,5 bilhão de reais que Eike Batista investiu no leilão da ANP na semana passada não eram de recursos próprios. Vieram dos velhinhos do Canadá. Ou mais exatamente do fundo de pensão dos professores de Ontário.

Ela vende para a classe A

Marcio Mercante/Ag. O Dia
Grazi: reviravolta de imagem em dois anos


A nova garota-propaganda da L’Oréal Paris no Brasil será Grazi Massafera. Uma ex-big brother vendendo algo que não seja para o povão? A decisão foi tomada com base em uma pesquisa encomendada pela empresa francesa entre oitenta mulheres do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa turma deu suas opiniões sobre seis atrizes da Globo – e Grazi levou a melhor. Ela foi apontada como bonita e batalhadora, não só pelo povão, mas também pela classe A. A L’Oréal descobriu que a imagem de Grazi está no imaginário até de suas clientes mais abonadas. O contrato será de um ano.

GENTE

Antes tarde do que nunca
A quinze dias do seu centenário, Oscar Niemeyer acaba de receber a notícia de que poderá ter o seu primeiro projeto na Ásia, mais exatamente no Cazaquistão. Niemeyer vai começar a desenhar um centro cultural que simbolizará as 130 nacionalidades e cinqüenta religiões que convivem no país.

FUTEBOL

A AmBev está rindo à toa
A CBF é outra vítima do dólar. Em 2001, fechou um contrato de patrocínio da seleção com a AmBev até 2018. Um contrato naturalmente indexado ao dólar, então um porto seguro. O valor: reluzentes 10 milhões de dólares por ano. Em 2002, rendeu algo como 35 milhões de reais aos cofres da CBF. Desde então, o valor não pára de cair. Neste ano receberá algo como a metade desse valor. Se pudesse, Ricardo Teixeira faria como Gisele Bündchen e indexava tudo ao euro.


Foto Acervo Memorial do Imigrante

Colaborou Silvia Rogar

Arquivo do blog