Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, dezembro 11, 2007

FHC: “Atrasaram a CPMF no meu governo, e não xinguei ninguém”

clicar

Se, entre os tucanos graúdos, ninguém quer fazer oposição, FHC, que já enfrentou o PT, então faz. Por Adriana Chiarini, no Estadão On Line:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje que não sabe por que o governo adiou a votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas que isso indica que, "certamente, está faltando algum voto". Ele afirmou também que o governo não precisa ficar desesperado com isso e lembrou que quando era presidente teve um ano em que a prorrogação CPMF foi aprovada só em janeiro. "Não fiquei desesperado, não xinguei ninguém."

De acordo com Fernando Henrique, que não chegou a citar nominalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo "foi muito arrogante". "Chamou quem é contra de sonegadores. Eu nunca chamei os que estavam contra na ocasião de sonegadores."

O ex-presidente comentou também que há um "excesso de arrecadação". E fez uma crítica sutil ao aumento de gastos do governo ao afirmar que o governo nomeou muita gente. "Às vezes é necessário, às vezes não", afirmou. "Acho que o governo precisa tomar um banho de realidade."

Fernando Henrique disse ainda que é necessário ver o que é melhor para o País e discutir se a CPMF será reduzida e qual o destino dos recursos, em vez de apenas quem ganhou e quem perdeu (no Congresso). E afirmou: "quem sabe o governo vem com uma proposta menos impositiva".

O ex-presidente fez tais declarações em entrevista coletiva ao chegar na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para participar do seminário "A Megalópole-Campos-Juiz de Fora-Campinas".

Arquivo do blog