Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, abril 12, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO


"O PSDB não está no divã. Somos oposição"
Aécio Neves, presidenciável do PSDB, cutucando quem não define o apoio a Dilma


DILMA QUER LEONARDO, DO PSG, PRESIDINDO A CBF

A presidente Dilma sabe que não pode meter o bedelho nesse assunto, por se tratar de entidade privada, mas tem um candidato preferido para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Leonardo, craque aposentado da seleção brasileira e atual dirigente de uma das maiores forças do futebol francês, Paris Saint Germain (PSG). Ela quer ver José Maria Marin fora da CBF o mais rápido possível.

PLANOS SECRETOS

Lembrada de que as federações estaduais são quem definem o presidente da CBF, Dilma dá de ombros. Parece ter planos intervencionistas. 

CONSULTAS

"O que acha de Leonardo da CBF?", tem perguntado Dilma a amigos e políticos que recebe em seu gabinete. Está empolgada com a ideia.

URTICÁRIA

Dilma sente urticária quando lembra que terá de conviver com o atual chefe da CBF em eventos das copas das Confederações e do Mundo.

FIM DO MUNDO

O desprezo por Marin é compartilhado por Dilma e Joseph Blatter, da Fifa: acham o fim do mundo a CBF nas mãos de alguém sob suspeita.

EMPRESA DE MOCHILAS VENDE CISTERNAS AO GOVERNO

Empresa ligada à "máfia da Mooca", de São Paulo, investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, a Capricórnio S/A venceu licitação para instalar 137 mil cisternas no Nordeste, no valor total de R$ 780 milhões. Sua especialidade é outra: fornece kits de uniformes e mochilas escolares para o governo tucano paulista. O edital saiu às vésperas do carnaval. 

RECURSO

Concorrente da Capricórnio, a Compecc Engenharia recorreu contra o resultado da licitação da Codevasf, apontando inúmeras anomalias.

'INFELICIANO'

Deputados que já pensam em deixar o PSC apelidaram de "Infeliciano" o pivô da polêmica sobre a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. 

CHANCHADA

Uma piada no Twitter diz que Lula está cada vez mais parecido com o falecido cômico Zé Trindade, aquele do bordão "Mulheres, cheguei!".

MÃO NA TAÇA

A votação foi na segunda (8), mas o resultado só saiu ontem: o embaixador Roberto Azevedo, expoente da atual geração de ouro da diplomacia brasileira, passou à segunda fase da disputa para diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Tem chances.

BICHO PEGOU

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi chamado às pressas ao Planalto após a convocação da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) na Câmara para dar explicações sobre a demarcação de terras indígenas. 

APOSENTADORIA

A governadora Roseana Sarney (MA) obteve ontem sua aposentadoria como analista legislativo, nível III, padrão S45, o mais alto do Senado: o valor supera o teto. Após o redutor, vai receber R$ 26,7 mil mensais.

PSD APOIA ZONA FRANCA

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vai sábado a Manaus manifestar apoio à Zona Franca e à PEC que fixa duração de 50 anos ao modelo. Será recebido pelo governador e correligionário Omar Aziz.

LEILÃO DE POLÍTICO

Líder do PSB, Beto Albuquerque (RS) afirmou que não vai barganhar para segurar o empresário Júnior do Friboi, que está de malas prontas para o PMDB: "Não vamos participar de leilão por liderança nenhuma". 

EXPLICADO

Colecionadores dos casos de pé-frio do ex-presidente Lula já incluem na lista a decadência do ricaço Eike Batista. O ex-bilionário entrou em inferno astral depois que Lula aceitou ajudá-lo em seus projetos.

SE A MODA PEGASSE...

O presidente da Bolívia, Evo Morales, cancelou decreto que dava passagem em primeira classe à filha nas viagens ao exterior com ele. Ela mesma pediu, para não ser insultada por contribuintes revoltados.

VITRINE QUEBRADA

A revista Time destaca o estupro da turista no Rio e outros crimes nas cidades brasileiras: acobertados 

pela impunidade, perigam destruir a imagem do Brasil, "apesar do povo gentil e de grandes obras da Copa". 

PENSANDO BEM...

...Dilma deveria evitar o vermelho, sua cor favorita. Lembra tomate.


PODER SEM PUDOR

SEGURO CONTRA MAUS ESPÍRITOS

Quando era diretor do Banco da Amazônia, o engenheiro Orion Klautau precisava tomar uma decisão importante, quando se lembrou que a sua secretária era espírita kardecista. Mesmo sendo católico fervoroso, ele pediu ajuda à assessora para "incorporar" o espírito do presidente John Kennedy, de quem é admirador. Mas suplicou:

- Fique aqui por perto, porque pode baixar o Barata...

Referia-se a Magalhães Barata, ex-governador do Pará

Arquivo do blog