Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, junho 04, 2010

Amistoso ajuda imagem da ditadura no Zimbábue

Prosa & Politica

Amistoso ajuda imagem da ditadura no Zimbábue

Publicado por Cassio Curvo em 3/06/2010 às 22:18 hs. Acompanhe as respostas pelo  RSS 2.0.

Da  Folha de São Paulo (assinante clique aqui)

Para ditador, jogo é honra, e Lula, aliado 

Mugabe diz à Folha que amistoso ajuda muito a imagem do Zimbábue

Bem-humorado com a presença da seleção brasileira em seu país, o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, disse à Folha, na saída do Estádio Nacional de Harare, que vê o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um aliado na luta contra o isolamento internacional.
Considerado um pária em parte da Europa e nos EUA, Mugabe disse ter encontrado Lula no mês passado no Irã, durante visita ao presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Cercado por ao menos dez soldados de sua temida guarda presidencial, todos armados com fuzis AK-47, Mugabe atendeu ao pedido de entrevista ao saber que se tratava de um jornalista do Brasil.
Parou por um minuto e meio e respondeu a seis perguntas no trajeto da tribuna de honra do estádio a sua limusine. Relutantemente, a escolta deixou o repórter entrar alguns metros no perímetro de segurança.
Aos 86 anos, sendo 30 no poder, Mugabe aparenta ótima saúde. A voz é firme, e o andar, rápido para um homem de sua idade. Só ao descer dois degraus precisou se escorar em dois soldados. (FÁBIO ZANINI)

Folha – O sr. gostou do desempenho do seu time?
Robert Mugabe – Sim, claro! Nós demos a eles [Brasil] bastante trabalho.

Qual a sensação de ter hospedado o Brasil no Zimbábue?
É um grande evento para nós. O Brasil, como você sabe, é um bom time, o melhor time do mundo, provavelmente. Nos deram uma honra. Estamos muito felizes.

Como estão as relações entre Brasil e Zimbábue hoje?
Temos boas relações. Temos relações diplomáticas, dividimos ideias, temos um bom comércio…

Que ideias vocês dividem?
Ideias em relação, por exemplo, à agricultura, em relação a várias políticas e assim por diante. O Brasil é um país agrícola, entende? É um povo agrícola, e nós também somos um povo agrícola.

O presidente Lula é aliado?
Sim, sim, eu estive com ele no mês passado. No Irã, em Teerã, nós estivemos juntos.

Essa partida é um endosso ao seu governo?
Claro, ajuda muito a imagem do Zimbábue. Pelo menos é o que eu espero.

*****  *****

Quer saber mais sobre Mugabe?

Veja, por exemplo, o que diz Luiz Carlos Azenha, aquele que afirma que viu o mundo. Enquanto alguns vêem e entendem, ele apenas viu, e parece que não entendeu nada.

"Mugabe foi devidamente demonizado pela mídia ocidental, especialmente pela britânica, embora não seja o mais cruel, nem o pior dos ditadores da África. Mugabe não foi demonizado apenas pelo que fez de ruim, mas provavelmente pelo que fez de bom para aqueles que o defendem. Mugabe fez a reforma agrária! Tirou terras dos brancos e as transferiu para fazendeiros negros. Foi o único líder africano, desde o fim do colonialismo europeu, nos anos 50, que mexeu neste vespeiro." (aqui)

Pelo que escreve o Azenha, Mugabe é uma espécie de ditador bonzinho (sim, para a esquerda eles existem), que retirou terras dos brancos para entregar aos negros, fazendo a reforma agrária. Não, as mortes nestes casos foram irrelevantes.

Essa expropriação de terras foi apenas um de tantos factóides que arruinaram ainda mais a economia daquele país –  ou "uma das mais devastadas do mundo … a maior taxa de inflação do planeta" (veja aqui) -, uma forma de se manter no poder.

Após isso o Zimbábue passou de exportador de grãos a importador, e, não tendo dinheiro para isso, a fome agora campeia no país. Este é o amigo de Lula e dos governantes de esquerda.

Existe muito mais para ler sobre esse ditador (leia mais aqui aqui) e o que esse pessoal também entende por democracia.

Arquivo do blog