Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 19, 2008

Vilão vira mocinho em Duas Caras

Um anjo de vilão

Por que o noveleiro Aguinaldo Silva quer redimir
Marconi Ferraço, o crápula de Duas Caras


Marcelo Marthe

Fotos divulgação/TV Globo, Pedro Rubens
Ferraço (à esq.) e Maria Paula: ele roubou tudo dela. Mas ainda será perdoado

No começo da novela Duas Caras, o ator Dalton Vigh imaginava desfechos sombrios para seu personagem, o crápula Marconi Ferraço. "Achava que ele seria preso ou fugiria depois de dar mais um golpe", diz. Assim como Vigh, pouca gente apostaria no destino que o noveleiro Aguinaldo Silva recentemente anunciou para ele: Ferraço deverá terminar o folhetim nos braços da arquiinimiga Maria Paula (Marjorie Estiano). Ou seja: vem por aí um romance entre vilão e mocinha. Na sinopse original, até se previa a possibilidade de Ferraço se redimir. Mas não de forma tão consagradora. Razões para lhe dar um fim infame não faltavam. Depois de seduzir Maria Paula, Ferraço roubou seus bens e a abandonou grávida. Em seguida, fez uma plástica e virou um empresário inescrupuloso. Só se aproximou do filho por interesse, já que Maria Paula ameaçava desmascará-lo. Nas últimas semanas, contudo, Ferraço passou a exibir um lado, digamos, fofo. Ele agora demonstra carinho pelo filho e o salvou da tentativa de afogamento urdida por Sílvia (Alinne Moraes), sua noiva psicopata. Também mudou de atitude em relação a Maria Paula. Se antes a via como um estorvo, hoje está mais para pombinho enamorado: já lhe tascou um beijo tórrido e sinalizou que deseja casar-se com ela. Para virar anjo, só faltam as asas.

Embora as reviravoltas rocambolescas estejam no DNA dos folhetins, guinadas desse tipo têm sido a exceção da exceção nas novelas brasileiras. Mauro Alencar, doutor em telenovelas pela Universidade de São Paulo, cita os personagens de Tarcísio Meira em Roda de Fogo (1986) e Pátria Minha (1994) como os casos mais próximos em tramas das 8. "Mesmo assim, o vilão foi castigado com a morte na primeira história e, na outra, não ficou com a mocinha propriamente dita", lembra ele. Trata-se de uma manobra arriscada, porque o público normalmente anseia pela punição dos maus elementos. Em Duas Caras, despertou-se outro tipo de reação. Até dois meses atrás, uma enquete no site da novela apontava que não mais que 5% das pessoas julgavam que Ferraço merecia ficar com a heroína. Hoje, mais de 1 milhão de votos depois, metade torce para que ambos juntem os trapos. O que levou Aguinaldo a revelar em seu blog que assim o fará. "Por mais que eu não concorde, o autor não tem o direito de ir contra o público", justifica.

A verdade é que esse desfecho só se tornou possível porque Aguinaldo soube manipular sentimentos em prol de Ferraço. Pôs em evidência seu lado paternal e o fez vítima de uma megera pior que ele. Sílvia o traiu com o motorista e em breve será expulsa de sua mansão. Para tornar o arrependimento do vilão crível, Ferraço será submetido ainda a uma purgação definitiva. "Ele só conquistará Maria Paula depois de assumir seu nome verdadeiro, passar uns tempos na cadeia e aceitar um casamento com comunhão de bens", conta o noveleiro.

COMO TRANSFORMAR UM
VILÃO EM MOCINHO

Como era Marconi Ferraço (Dalton Vigh): o golpista e empresário sem escrúpulos de Duas Caras roubou tudo de Maria Paula (Marjorie Estiano). Mais tarde, aproximou-se do filho só para escapar da cadeia

O que está acontecendo: Ferraço trocou um beijo apaixonado com Maria Paula e a pediu em casamento. O noveleiro Aguinaldo Silva anunciou que eles ficarão juntos

Por que o público aceitou a mudança: Silva realçou o lado paternal de Ferraço – ele salvou o filho de um afogamento, por exemplo. E o fez vítima de uma megera ainda pior, a noiva Sílvia (Alinne Moraes)

Arquivo do blog