Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 19, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

CPI do Grampo

Medo de escuta? Chame a Oi
Passou despercebido, mas merece investigação, um depoimento dado na CPI do Grampo por Leonardo Cavaleiro, responsável pelo setor de ações restritas da diretoria de Segurança da Oi. Como se fosse a coisa mais normal do mundo, Cavaleiro revelou que em 2004 fez uma varredura contra grampos no gabinete do então ministro Luiz Gushiken. É estranhíssimo. Por que motivo um ministro recorre a uma empresa privada para se proteger de escutas clandestinas, em vez de ter chamado a Abin ou a PF? E qual é o motivo para uma empresa privada fazer esse favor a um ministro? Cavaleiro, que ainda é funcionário da empresa, revelou que fez a varredura por determinação da Telemar (atual Oi). É preciso que a empresa e Gushiken expliquem a razão desse favorzinho.

Ela subiu? Mas e o dossiê?

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR
Dilma: "comícios" para a mãe do PAC e defesa de Lula


O que há de verdade nesse disse-me-disse soprado alegremente por petistas sobre um salto de Dilma Rousseff nas pesquisas justamente depois do dossiê da Casa Civil? O que há são quatro pesquisas estaduais, feitas por institutos diferentes, em que foram investigadas as preferências do eleitorado para 2010. Dilma subiu, sim, em São Paulo, Paraná, Bahia e Pernambuco. Sem alcançar dois dígitos, entretanto. Qual a explicação? Primeiro, as viagens Brasil afora da "mãe do PAC" em "comícios", conforme expressão da própria ministra. Mas e o dossiê? Pesquisas que o marqueteiro João Santana levou reservadamente ao governo mostram que, no entendimento de uma parte da população, Lula só se empenharia tanto em salvar uma pessoa, como tem feito, se ela fosse séria. Foi esse esforço que teria se refletido nas pesquisas.

Governo

Irritação sem reação
A mais de um interlocutor, Lula manifestou sua falta de paciência com as ações estapafúrdias promovidas pelo MST na semana passada. Beleza. Por que, então, ele não reage?

CPI dos Cartões

Parabéns, Lula
Tem de tudo no material enviado à CPI dos Cartões Corporativos. Na papelada que chegou nos últimos dias ao deputado Indio da Costa, sub-relator da CPI, consta uma despesa de 250 reais para a compra de um "bolo de aniversário para 100 pessoas", feita em outubro de 2004. Quem estava apagando as velinhas? Lula, ao comemorar os seus 59 anos. Essa despesa não integra a rubrica de gastos secretos da Presidência.

Economia

O Piauí existe, sim
Lembra-se da confusão desgraçada que o presidente da Philips, Paulo Zottolo, arranjou no ano passado ao afirmar que "se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado"? Pois bem, agora ele está preparando, ainda em segredo, a sua tentativa de dar a volta por cima com os piauienses. Vai instalar em Teresina uma fábrica de componentes que servirão para a produção de lâmpadas.

Safdié quer sair
Está-se desenhando um rearranjo societário na Helibras, a única fábrica de helicópteros da América do Sul. A empresa pertence ao consórcio europeu Eurocopter, ao governo mineiro e ao banqueiro Edmundo Safdié. Este, dono de 10% da companhia, quer vender sua parte. A solução pode estar num aumento de participação de Minas Gerais ou no ingresso de um fundo de pensão estatal ou um fundo de investimentos na Helibras.

Negócio à vista
O namoro entre o grupo Ultra e a Texaco avança a passos largos. Nos próximos dias, pode se transformar em noivado. Se virar casamento, a empresa americana deixará de vender combustível no Brasil depois de 93 anos.

Amigos de infância
Eike Batista e Evo Morales jantam juntos na terça-feira, em La Paz. Vão tratar de investimentos do bilionário brasileiro na Bolívia. Os dois são hoje quase amigos de infância. Nada como um dia depois do outro. Há dois anos, o boliviano chegou a expulsar uma siderúrgica de Eike do país, acusando-a de estar ilegalmente instalada e chantageando o governo.

Brasil

Frio na barriga
O iminente retorno do sem-banco Salvatore Cacciola ao país assusta muita gente do mercado financeiro e do governo passado.

O vôo do mosquito
O temor do governo hoje é que os mosquitos da dengue tomem a direção do Nordeste. As baterias do Ministério da Saúde estão se voltando para a região.

Ele não é a cara do Lula?

Chris Von Ameln
João Miguel: o favorito para ser Lula na tela

Está começando a sair do papel Lula, o Filho do Brasil, o filme que Luiz Carlos Barreto e Paulo Marinho produzirão sobre a vida do presidente, com lançamento previsto para outubro de 2009. Será dirigido por Fábio Barreto. E quem fará o papel principal? O nome mais provável até agora (embora o martelo não esteja batido) é o de João Miguel, hoje nas telas com o premiado Estômago. A história se passará entre a infância de Lula e a morte de sua mãe (a ser vivida por Glória Pires), que ocorreu quando ele estava preso, acusado de liderar greves ilegais no ABC.

Imóveis

Dinheiro farto
A Camargo Corrêa vendeu em apenas seis dias os 148 apartamentos do Acquaville Residencial Talatona, lançado em março. Os preços, salgados, variavam entre 760 000 e 1,9 milhão de dólares. Beleza. Mercado imobiliário brasileiro aquecido? Nada disso: o Acquaville fica, pode acreditar, em Angola. É o primeiro empreendimento imobiliário da Camargo na África.

Aviação

Quero uma vaga
No site da empresa aérea (ainda sem nome) que o americano-brasileiro David Neeleman está lançando, há uma janela para o envio de currículos. Até quinta-feira passada, 30 000 já haviam sido enviados. Um sinal de que tem muita gente em outras empresas aéreas querendo mudar de emprego.

Televisão

Tela quente
O faturamento da Globo chegou a 1,62 bilhão de reais no primeiro trimestre – um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2007.

Publicidade



Arquivo do blog