Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, abril 10, 2008

O vício do populismo



EDITORIAL
Folha de S. Paulo
10/4/2008

O PROBLEMA com o populismo econômico é que, embora seus feitiços possam funcionar por certo tempo, as políticas adotadas acabam criando dificuldades ainda maiores que as originais, as quais pretendiam superar.
É o que se vê agora na Venezuela. O presidente Hugo Chávez, a fim de satisfazer e ampliar sua base de apoio, vem há anos aumentando os gastos em toda sorte de programas sociais.
O risco dessa política é que, se ela não for bem dosada -e não foi-, converte-se em fonte de pressão inflacionária. Para debelá-las, Chávez, bem a seu estilo, optou pela solução mais tonitruante: o controle de preços.
Foi seu segundo erro. A Venezuela padece de grave desabastecimento e acumula inflação alta, de 7,1% no primeiro trimestre. Em 2007 a carestia foi de 22,5%, a maior do continente. Nenhum empresário de bom senso faz novos investimentos num ambiente em que é o governo, e não o mercado, que fixa os preços. Já chegam a 400 os produtos e serviços com valor tabelado.
A situação deve piorar, pois a resposta de Chávez às dificuldades crescentes tem sido a estatização de cadeias produtivas. Só em 2008, ele nacionalizou duas gigantes do setor de alimentos e agora fala em encampar as três empresas que produzem cimento, as quais acusa de sabotar seu programa de construção de habitações populares.
O presidente, entretanto, não se contenta em nacionalizar. Também costuma fazer populismo tarifário com as companhias recém-adquiridas. Foi assim com as telefônicas, encampadas em 2007. Sua primeira medida foi baixar o valor das tarifas.
A popularidade de Chávez está caindo -perdeu o referendo de dezembro, que lhe daria mais poderes. Por isso, é provável que intensifique suas mágicas econômicas, agravando ainda mais os problemas dos venezuelanos.

Arquivo do blog