Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 05, 2008

Basta soltar a voz


O Midomi é um buscador diferente: ele identifica músicas
que o usuário canta, assobia ou entoa na base do "lá-lá-lá"

VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
Quadro: Para entender o Midomi

Uma das perguntas mais comuns feitas por telefone às estações de rádio é: "Qual é o nome da música X?". No lugar do "X" o ouvinte em geral encaixa um pedacinho da letra – ou um trecho desafinado da melodia. Agora há outro meio de realizar essa consulta. Com uma base de dados que cresce dia após dia, e que hoje já dispõe de 2 milhões de canções, o midomi.com é um site de buscas que não requer digitação: basta cantarolar, assobiar ou entoar algumas notas na base do "lá-lá-lá" para que ele identifique a música desejada, ou ao menos apresente uma lista de candidatas prováveis. Desenvolvida na Califórnia pelo engenheiro eletrônico Keyvan Mohajer e outros cinco ex-alunos da Universidade Stanford, a página é um exemplo notável – e certamente o mais divertido – de como estão evoluindo as tecnologias de reconhecimento de voz na internet.

A primeira versão do Midomi veio à luz em 2005. "Era uma página lenta, que não reconhecia mais do que trinta músicas por hora", disse Mohajer a VEJA. Desde então, a capacidade de processamento de informações cresceu muito e, mais importante, foi refinada. O programa por trás do site foi batizado com o nome complicado de Sistema Adaptativo de Reconhecimento Multimodal (Mars, na sigla em inglês) – e realiza, de fato, operações complexas. Ele divide uma música em diversos componentes, como tom, ritmo e conteúdo fonético, e compara cada um deles, de maneira independente, com aquilo que o usuário do Midomi canta no microfone do seu computador. Quanto mais versões de uma música forem sendo registradas pelos usuários, mais precisa se tornará a busca, pois o sistema dispõe de mais exemplos para efeito de comparação. Não à toa, grandes clássicos do pop e sucessos da parada atual são aqueles identificados com maior exatidão pelo Midomi. A lista de campeões do site inclui no momento os veteranos Freddie Mercury e Carpenters e as cantoras jovens Christina Aguilera e Alicia Keys. "Se você canta uma coisa obscura, o resultado pode ser muito equivocado", diz Marcos Romeiro Hryniewicz, de 31 anos, um usuário brasileiro do Midomi. "Ainda assim é divertido, porque o erro pode levar você a uma música mais legal ainda."

Além da busca de músicas, o Midomi oferece outros serviços. É um site de relacionamentos e também uma loja virtual. Cada usuário pode criar um perfil, procurar pessoas com o mesmo gosto musical e ainda deixar registradas suas interpretações (que serão elogiadas ou demolidas pelos outros visitantes). Mohajer e seus colegas têm um acordo com a Amazon, e isso lhes permite vender faixas por 99 centavos de dólar cada uma. Eles também atraíram o interesse de um grupo de investimentos, que injetou alguns milhões de dólares na empresa para que ela continue suas pesquisas. Recentemente, foi lançada uma nova versão do Midomi – agora para uso no telefone celular.

Montagem sobre fotos de Alberto Tamargo/Getty Images-Andy Lyons/Getty Images-Michael Ochs Arquives/Getty Images/ Georges Dekeerle/Getty Images
Certifica.com

Arquivo do blog