Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 12, 2008

A tocha da discórdia


Desfile da chama olímpica vira uma
corrida de 13 700 km com barreiras


Thomaz Favaro

George Nikitin/AFP
Atletas com a tocha olímpica em
São Francisco, nos Estados Unidos: roteiro secreto para despistar os manifestantes


Ainda faltam quatro meses para a abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim, mas já se tornou evidente que nesta olimpíada não será fácil separar esporte de política. Na semana passada, por onde passou, a tocha olímpica atraiu protestos irados e várias tentativas, todas frustradas, de apagar a chama como forma de protesto contra a repressão chinesa às manifestações pela independência do Tibete. E até agora foram apenas os primeiros desfiles de um roteiro que deverá passar por 135 cidades, em vinte países, em 130 dias. A China prepara-se há anos para transformar esse evento esportivo em uma exibição de riqueza e modernidade. A ameaça de o espetáculo ser prejudicado pela confrontação política, com protestos e boicotes, pairava no ar desde o momento em que a capital chinesa foi escolhida como sede dos Jogos. Ainda assim, surpreende a forma bem organizada com que os partidários da independência tibetana aproveitaram a oportunidade para fazer ouvir suas reivindicações.

Desde que foi acesa, no mês passado, na Grécia, a chama olímpica vem sendo caçada por grupos de ativistas. Nem o pelotão de guarda-costas enviado pela China para proteger a tocha conseguiu mantê-la totalmente a salvo. Na capital inglesa, um manifestante passou pela barreira policial e quase a tirou da mão da celebridade que a levava. Vários outros tentaram extinguir a chama com o uso de um extintor de incêndio. Em sete horas, 37 pessoas foram presas. Em Paris, dois símbolos da cidade – a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame – foram decorados com bandeiras nas quais algemas substituíam as tradicionais argolas olímpicas.

Cada novo protesto aumenta a pressão sobre os líderes mundiais pelo boicote aos Jogos de Pequim – ou, pelo menos, para que se manifestem sobre a forma bruta com que o Partido Comunista Chinês lida com vozes dissidentes. Na semana passada, o Parlamento europeu pediu oficialmente aos chefes de governo que não compareçam à cerimônia de abertura dos Jogos se até lá a China não iniciar negociações com o Dalai-Lama sobre a situação do Tibete. O presidente da instituição até cogita convocar uma cerimônia paralela, com a presença do chefe do budismo tibetano. A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que não vai a Pequim. Gordon Brown, da Inglaterra, só aparecerá na cerimônia de encerramento. Fazer desfeita pode trazer complicações similares para a Inglaterra, que abrigará os Jogos de 2012. Hillary Clinton e Barack Obama, os dois pré-candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos, pediram a George W. Bush que falte ao evento.

Ian Walton/AP

Em Londres (acima), 37 pessoas foram presas
durante os protestos contra os Jogos de Pequim.
Abaixo, policiais imobilizam manifestante em Paris,
na França


Joel Saget/AFP

A simpatia internacional pela causa tibetana deve-se bastante ao carisma e à popularidade do Dalai-Lama, o líder espiritual do budismo tibetano que vive exilado na Índia desde 1959. Com um discurso de não-violência, um Nobel da Paz no currículo e uma religião cujos fundamentos a maioria das pessoas desconhece, mas acredita que sejam baseados na paz e no amor, ele transformou a luta pela libertação do Tibete numa causa vista com bons olhos no Ocidente. Só no ano passado, o Dalai-Lama encontrou-se com os chefes de governo dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Austrália. Cauteloso e ansioso por manter abertas as portas ao diálogo, ele se posicionou contra os protestos aos Jogos de Pequim.

A história dos Jogos Olímpicos mostra que as conexões entre a competição esportiva e manifestações políticas e sociais são inevitáveis. Mas desde a Olimpíada de Barcelona, em 1992, não há boicotes das dimensões daqueles promovidos durante a Guerra Fria. Os atletas festejam esse período de tranqüilidade. Chegar a uma edição do principal evento esportivo internacional é uma consagração para qualquer esportista e exige anos de dedicação. Em muitas modalidades nas quais a vida útil do atleta é curta, poucos têm a chance de competir em mais de duas ou três olimpíadas. "Os boicotes foram prejudiciais apenas aos atletas, que perderam a oportunidade de participar dos Jogos devido a razões políticas", diz o holandês Anthony Bijkerk, secretário-geral da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos.

Toru Hanai/Reuters
O Dalai-Lama, líder espiritual do Tibete: viagens para divulgar a causa tibetana

O boicote também deprecia a competição. Em 1980, quando os Estados Unidos e outros sessenta países não participaram da Olimpíada de Moscou, o número de atletas caiu 15% e a União Soviética venceu facilmente com oitenta medalhas de ouro — mais de um terço do total. Nos Jogos seguintes, em Los Angeles, os comunistas não foram e os americanos levaram 83 medalhas de ouro. Não há garantias de que os protestos possam levar o governo da China a respeitar os direitos humanos no país. Ao contrário, o que se viu até agora foi uma reação irada e apelos ao orgulho nacional chinês. Em vários lugares, como em São Francisco, nos Estados Unidos, a comunidade de imigrantes chineses foi convocada a enfrentar os manifestantes pró-Tibete. O revezamento da tocha inclui uma passagem de três dias pelo Tibete e termina no Estádio Olímpico, em Pequim, em agosto. Nesta quinta-feira, a tocha estará em Nova Délhi, na Índia, país vizinho ao Tibete e onde vivem cerca de 130 000 exilados tibetanos. A previsão é de mais confusão. Para o governo chinês, a viagem da tocha olímpica tornou-se uma corrida de 13 700 quilômetros com barreiras.

Um maiô de alto risco

Ted Warren/AP

César Cielo após a vitória no GP de Ohio: novo recorde, mesmo com dedos deslocados

O nadador brasileiro César Cielo Filho superou três enormes barreiras no último domingo. Ele venceu o americano Michael Phelps, fenômeno mundial das piscinas e dono de seis medalhas olímpicas de ouro. De quebra, bateu o recorde sul-americano nos 100 metros nado livre. A marca anterior também era dele. Como se não bastasse, o paulista de Santa Bárbara d’Oeste enfrentou a dor de competir com dois dedos deslocados, que deixaram suas mãos inchadas e doloridas. Na vitória, Cielo usava o supermaiô LZR Racer, da Speedo, que com tecnologia desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana, ajudou a quebrar 22 dos 23 recordes mundiais de natação deste ano. Para entrar no maiô, extremamente colado ao corpo, cuja abertura tem apenas 40 centímetros de comprimento, o nadador precisa da ajuda de outras pessoas. O LZR Racer, no entanto, só dura seis provas, segundo o fabricante. Quando trocava seu maiô por outro modelo, demasiado apertado para seu tamanho, Cielo enroscou os dois polegares no tecido emborrachado e deslocou os dedos um dia antes da prova. No mesmo dia, o nadador disputou a final dos 50 metros, mas o incômodo causado pelas mãos machucadas prejudicou seu desempenho. "Meu pai, que é médico, e meu técnico chegaram a recomendar que eu também desistisse da prova dos 100 metros", diz Cielo. Como se sentiu bem no dia da competição, foi para a piscina e ganhou.

Arquivo do blog