Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 05, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

Eleições 2008

Arco mineiro
Partes do PT e do PMDB chiaram, mas o candidato da aliança à prefeitura de Belo Horizonte será mesmo Márcio Lacerda (PSB), secretário de Desenvolvimento do governo Aécio Neves. Hélio Costa esteve com Aécio na manhã de sexta-feira e botou o PMDB dentro do arco da aliança. Na quinta-feira, Aécio fechará a outra ponta do arco com José Alencar. A aliança de partidos costurada por Aécio e pelo prefeito Fernando Pimentel terá perto de 90% do tempo de TV no horário gratuito. Internamente – nunca de público, para não denotar arrogância –, o que mais se ouve é: "Vamos ter de arranjar alguém para disputar contra essa aliança. Daqui a pouco vira candidato único...".

O bode do 3° mandato

Clayton de Souza/AE
Lula: ele apóia os devaneios
de Devanir?


Numa roda de deputados na semana passada, Devanir Ribeiro (PT-SP) confirmava o que se sabe: está colhendo assinaturas para uma proposta de emenda constitucional (PEC) que institui a possibilidade do terceiro mandato. Mas foi além. Disse que o terceiro mandato era apenas um "bode" que estava colocando na sala da oposição – até porque essa PEC poderia ter chance de passar na Câmara, nunca no Senado. Qual seria esse "bode", afinal? A PEC serviria para que, a partir da discussão do terceiro mandato, se chegasse a um consenso sobre o fim da reeleição. E se esticasse o mandato de Lula (e dos atuais governadores) em mais um ano. Devanir acha – e foi o que ele externou na conversa – que essa variante da proposta original teria apoio de governo e oposição.

Governo

De Lula para Sarney
Lula decidiu fazer um afago a mais em José Sarney. A pedido de Lula, a Petrobras fará uma refinaria no Maranhão – e um pedido de presidente é mais que um pedido. Ao contrário do que ocorre em Pernambuco, a refinaria será feita sem parceria com Hugo Chávez, em quem Sarney anda batendo acertadamente nos últimos tempos.

Casa nova
Na segunda-feira, Lula vai pela primeira vez ao Palácio do Buriti, onde passará a despachar enquanto durarem as obras de restauração do Palácio do Planalto. Mas ele vai receber apenas simbolicamente as chaves do palácio das mãos de José Roberto Arruda. Pelos próximos dois meses, a Presidência fará reformas para adaptar o Buriti às necessidades de Lula, inclusive na questão da segurança.

Tem de desenferrujar<
Na reunião da semana passada do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "conselhão", Lula reclamava da dificuldade para investir no país. Disse que se passaram seis meses entre a decisão de investir no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e o começo das obras – basicamente por entraves burocráticos. "Estou descobrindo como o estado brasileiro é burocrático e como isso atrapalha o país", afirmou. Se o estado, que é todo-poderoso, sente isso na pele, imagine um empresário.

Brasil

Obrigado pela mamata
Cinco centrais sindicais – Força Sindical, CTB, CGTB, UGT e NCST – distribuirão um diploma de agradecimento aos deputados, senadores e ministros que ajudaram a aprovar o projeto que reforçará o caixa dos sindicatos em 100 milhões de reais por ano e que as isenta de fiscalização do Tribunal de Contas da União.

Economia

Valores colossais
O programa de investimentos da Vale para este ano é de 11 bilhões de dólares. Isso significa a respeitável média diária de 30,1 milhões de dólares em gastos – incluindo sábados, domingos e feriados.

Estradas ruins
Não, desta vez não se está falando das nossas esburacadas rodovias – mas das americanas. A exportação de alguns produtos da Votorantim para os Estados Unidos é feita em contêineres com espaços vazios. Por quê? Porque algumas estradas dos EUA não comportam os contêineres cheios, como deveriam estar. A solução é transportar o material em mais contêineres do que o necessário. Deve ser a isso que lá eles chamam de "custo EUA".

O tigre é da BR
A Petrobras (BR Distribuidora) e a sócia AleSat (a sexta maior distribuidora de combustíveis do país) serão anunciadas nos próximos dias como as novas donas dos postos Esso no Brasil.

O apetite do Advent
O fundo de private equity Advent anuncia na semana que vem a criação de uma holding de serviços e varejo de alimentação, a IMC. Reunirá as operações na área de alimentação que comprou no Brasil (entre elas, a rede Viena de restaurantes), no México e, na última semana, em Porto Rico. No ano passado, o Advent captou 1,3 bilhão de dólares para investir nesses setores. E ainda tem muito dinheiro para continuar indo às compras.

Está faltando navio-sonda

">

Está faltando navio-sonda

Divulgação
Navio-sonda: aluguel estratosférico

Sabe quanto custa o aluguel diário dessa coisa aí ao lado? 425 000 dólares. Achou caro? O Deepwater Discovery é um navio-sonda capaz de explorar petróleo a 9 000 metros abaixo do nível do mar. Para funcionar, é necessário gastar mais uns 370 000 dólares na montagem de uma base com tripulação e helicópteros. Apesar desses valores estratosféricos, ele está em falta no mercado. As petroleiras estão disputando navios-sonda a tapa. O motivo é o mercado para lá de aquecido, resultado do barril a 104 dólares. A americana Devon, uma das grandes do setor, é exemplo dessa carência. Dona de dez áreas de exploração no Brasil, a Devon encomendou um desses em 2007. E só o receberá em 2009, num aluguel que vale por cinco anos. O valor total dessa brincadeira é de quase 1,5 bilhão de dólares. Até lá, os poços continuam intocados.

Religião

Dízimo eletrônico
A Igreja Universal do Reino de Deus fez recentemente uma megacompra daquelas maquininhas de passar cartões de débito e crédito. O bispo Macedo está instituindo o dízimo eletrônico nos cultos. Sem dinheiro na carteira? Isso não é mais problema, é só passar o cartão.

Colaborou Felipe Patury

Publicidade

Arquivo do blog