Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 19, 2008

O que sai da montanha de papéis-Lucia hipolito 18/4 (Noblat)



>


O que sai da montanha de papéis

Do blog da cientista política Lucia Hippolito:

Na queda de braço entre governo e oposição na CPI dos Cartões, o governo vem ganhando todas.

A oposição quer convocar Dilma Roussef? O governo derruba o requerimento.

A oposição quer investigar as contas do primeiro casal e família? O governo cerra fileiras contra.

A oposição requisita as despesas de ministros do governo atual e anterior? A Casa Civil afoga a CMPI com mais de 1.200 caixas de papel. Coisa para desanimar qualquer um.

Pois não é que algumas coisas interessantes estão surgindo da montanha de papéis?

Por exemplo, as despesas de hospedagem do ex-ministro Luis Gushiken. Embora resida em São Paulo, há várias despesas de hospedagem do ex-ministro em hotéis de luxo na capital paulista.

E, mais interessante ainda: as despesas com comida e bebida nos hotéis são bem maiores do que as de hospedagem.

Constatou-se, sem sombra de dúvida, o uso de recursos públicos para comprar bebidas alcoólicas e pagar refeições para terceiros, o que é considerado desvio de recursos.

Mas sobrou também para o governo Fernando Henrique. As despesas de supermercado do ex-ministro da Educação Paulo Renato também vieram à luz. Vão do danoninho à tapioca (como comem tapioca, meu Deus!).

Muita coisa ainda vai sair desta montanha de papéis. Se houver dedicação e empenho, o país ainda vai tomar conhecimento de outros instantes de mau uso do dinheiro público.

Claro que todas essas despesas podem ser justificadas – e é importante que sejam. Prestação de contas pelas atuais e ex-autoridades precisam tornar-se rotina no Brasil, e não exceção.

Mas esta farra com o dinheiro público também precisa ter um fim. Ao contrário do que pensam muitas autoridades (superiores e subalternas), dinheiro público tem dono, sim. É dinheiro suado dos impostos pagos pelo povo brasileiro, dinheiro que falta para remédios, hospitais, saneamento, escola, habitação, comida... E por aí vai.

Finalmente, continuamos aguardando a revelação das despesas do primeiro casal e familiares.

A divulgação do dossiê com as despesas pessoais de Fernando Henrique e Ruth Cardoso não abalou um milímetro a segurança nacional.

O país permanece tão seguro quanto sempre esteve.

Por isso, é legítimo indagar: o que será que existe de tão esquisito nas despesas do presidente Lula, dona Marisa Letícia e seus familiares, que não possa ser divulgado?

Não dá para acreditar que algum vestido de dona Marisa Letícia possa constituir ameaça à segurança nacional.

Não dá para acreditar que algum terno do presidente Lula possa constituir ameaça à segurança nacional.

Isto é bobagem.

Quanto mais transparentes forem as despesas do primeiro casal e seus familiares, tanto mais protegidos eles estarão de eventuais ataques da oposição

Arquivo do blog