Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 09, 2008

Mão Santa relembra que Lula elogiou Hitler-blog Noblat 8/4



Mão Santa relembra que Lula elogiou Hitler

Até hoje se arrasta a história do senador Mão Santa (PMDB-PI) ter chamado a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de galinha cacarejadora. Primeiro foi Ideli Salvatti (PT-SC) quem exigiu um pedido de desculpas do senador piauiense. Depois, Serys Shlessarenko (PT-MT) protocolou na Mesa Diretora do Senado uma nota de repúdio ao comentário. Hoje, foi a vez de Fátima Cleide (PT-RO) protestar.

Acompanhada por mulheres do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), Fátima Cleide entregou à biblioteca do Senado uma boneca de pano e uma galinha empanada, para mostrar a diferença entre uma mulher e uma ave.  Depois, leu em plenário uma carta aberta ao Congresso Nacional manifestando sua indignação.

- Que me julguem o Congresso, a Mesa Diretora, o povo e as amadas mulheres do Brasil, as quem beijarei hoje, abraçando e beijando Adalgisa [esposa do senador] -, retrucou Mão Santa.

Mão Santa é enfático ao dizer que seu comentário sobre galinhas cacarejadores era apenas uma referência literária ao livro "Minha Luta", do ditador alemão Adolf Hitler. Aproveitou o gancho para relembrar uma entrevista concedida por Lula à revista Playboy em 1979, na qual o presidente afirmou admirar a determinação de Hitler.

Relembre a entrevista:

Playboy: Há uma figura de renome que tenha inspirado você?

Lula: Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil e pela melhoria das convicções do povo. Um cara que me emociona é o Gandhi.

Playboy: Há alguém mais que você admire?

Lula: O Mao Tsé-tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa.

Playboy: Diga mais...

Lula: Por exemplo, o Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer...

Playboy: Quer dizer que você admira o Adolf?

Lula: Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a determinação. É diferente de admirar as idéias dele, a ideologia dele.

Arquivo do blog