Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 03, 2015

Roberto Athayde Trégua no deserto

O GLOBO

Eu me refiro não às imensidades da África, nem ao areal das Arábias e muito menos ao quadrilátero da Rua da Alfândega. É a aridez de uma difusa sensação de impotência

Aqui no Rio de Janeiro temos a Saara, região do Centro famosa pelo convívio pacifico entre árabes e judeus. Esse conglomerado comercial, crescentemente exposto à mídia também por sua exuberância, não fica longe do que chamamos de Porto Maravilha e que promete transformar uma imensa área na orla da Guanabara, até então jogada fora, inóspita de dia e soturna à noite, numa nova expansão urbanística valorizada, cheia de museus e galerias — um acréscimo precioso ao charme da nossa cidade. Um passeio pela Saara extensivo à Praça Mauá e suas imediações poderia causar bastante otimismo num espírito inocente.

Mas, se esse cidadão bem-intencionado lê o jornal, vê que essas mesmas etnias tão amigas na Rua da Alfândega se estraçalham na Palestina, se matam em enormes extensões do Oriente Médio, que os árabes atacam e juram sempre mais vingança enquanto Israel extrapola sua defesa, que o antissemitismo recrudesce na Europa, que os fugitivos das guerras e tiranias no mundo se contam pelas dezenas de milhões, que os chineses sufocam os estudantes, que o talibã prefere assassinar 132 deles, que a jihad fez 5.042 vítimas só no mês passado, que os americanos continuam seu interminável bangue-bangue (armas leves para os particulares em seus espasmos de fúria e dronespara a estratégia do Pentágono), que seus militares defendem a tortura, que um argentino revela um cemitério militar escondido e que a Venezuela nos oferece o seu apavorante exemplo. Ao ler a parte brasileira e urbana do noticiário, nosso flâneur otimista vê que as favelas pacificadas continuam seu próprio faroeste, que os latrocínios não se ligam na gentrificação dos bairros, pois são onipresentes, que as balas perdidas sempre atingem as meninas de 12 anos e que a Petrobras dispensa apresentação.

Para salvar o que resta do seu pensamento positivo, o otimista renitente reflete: é a sensibilidade ao mal e aos desvios da cidadania que aumentou intensamente e afinal o que sempre foi assim explode em alto e bom som exigindo a ação saneadora da lei. O nível da civilização pode estar melhorando, com a mesma pachorra da evolução biológica, e os horrores que testemunhamos talvez sejam milimetricamente menores que o estoque de terror apresentado pela história. São esses os dois chifres do dilema: é a percepção afinada que aumenta o escândalo ou é ele que se agiganta e, mais deletério do que nunca, se apronta a esmagar nossas veleidades de uma vida decente?

O deserto a que me refiro não é nas imensidades da África, nem no areal das Arábias e muito menos no simpático quadrilátero da Rua da Alfândega. É a aridez de uma difusa sensação de impotência perante o exorbitar da complexidade, diante do vulto gélido e descomunal dos números e das estatísticas, frente a uma espécie de pesadelo malthusiano transbordado da superpopulação para o exagero em todos os departamentos. O indivíduo, minimizado por implacáveis engrenagens, se protege sob o elmo cada vez mais bojudo da indiferença, estilizada de mil maneiras, mas sempre tendendo a uma aceitação do status quo: seja isso viver a própria fúria dos confrontos como assistir a eles pela televisão.

Mal saído da manjedoura, o Nazareno já estava em rota de fuga do apetite desbragado pelo poder. Os milhões que fazem a mesma coisa atualmente parecem bem mais desamparados. Não têm. Se houve algum progresso ético, carecemos de máquinas de altíssima precisão para detectá-lo. Só nos resta respirar fundo o oxigênio que ainda encontrarmos na atmosfera e suspirar por uma trégua no deserto.


Roberto Athayde é dramaturgo

Leia todas as colunas.

Arquivo do blog