Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, janeiro 09, 2015

NELSON MOTTA Um militante pra chamar de seu

O GLOBO
A hilariante caricatura de Adnet é apenas uma síntese do que esses militantes dizem a sério!

Espero ansioso a nova temporada de "Tá no ar: a TV na TV" e a volta do militante nordestino exaltado de Marcelo Adnet, que vê em tudo uma conspiração da Rede Globo para solapar a cultura popular brasileira e debochar dos excluídos. Mesmo com seu grande talento e competência, a hilariante caricatura de Adnet é apenas uma síntese jocosa do que esses militantes escrevem nas redes sociais — mas a sério!

O radicalismo, a intolerância, o sectarismo, a cegueira ideológica e a simples estupidez humana, que inspiraram o personagem de Adnet, também caracterizam um dos arquétipos mais conhecidos de Nelson Rodrigues, "o cretino fundamental". Já no seu tempo, Nelson reclamava que antes o cretino sabia de sua cretinice e se mantinha discreto no seu lugar, mas estava começando a perder o pudor e a se exibir em público, alardeando sua estupidez. O pior pesadelo para Nelson seria entrar na rede e ver que agora eles são legiões e gritam mais alto que todos.

Enquanto o militante do Adnet não volta para me divertir, acabei ganhando um militante para chamar de meu. O cara diz que eu fui subornado pela Rede Globo para defender o Roberto Carlos no programa do Tim Maia, que sou um capacho do capitalismo, traidor da memória do Tim... rsrs.

Eu só disse que o Roberto Carlos levou o Tim para cantar na Jovem Guarda, foi o primeiro a gravar uma música dele, "Não vou ficar", que fez grande sucesso e deu fama e dinheiro ao Tim, e ainda arranjou um contrato para ele na CBS. O que mais Roberto poderia fazer pelo Tim? Uma massagem? Um quilo du bão?

Meu personal militante acha que a Globo investiu tanto tempo, dinheiro e talento em um programa só para sacanear o Tim e "limpar a barra do Roberto Carlos"... rsrs... Como se o Roberto precisasse disso. O ódio e a inveja cegam e ensurdecem, mas, às vezes, até divertem.

Como na semana seguinte seria exibido "O canto da sereia", baseado em meu romance homônimo, aguardei ansioso a manifestação do meu militante, imaginando que ele descobriria tudo: Arrá! Em troca da "Sereia", você livrou a cara do Roberto Carlos no programa do Tim Maia. Vendido!

Leia todas as colunas...

Arquivo do blog