Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, agosto 16, 2004

Guga perde de Massú e é eliminado na estréia em Atenas

Da Redação Em São Paulo


A segunda Olimpíada na carreira acabou sendo frustrante para Gustavo Kuerten. O tenista brasileiro, que estava mais focado na tentativa de conquistar a primeira medalha para o país na modalidade, foi eliminado logo na estréia pelo chileno Nicolas Massú, 14º colocado no ranking mundial.
AFP Kuerten não conseguiu superar o jogo de fundo de quadra de Massú e foi eliminado Cometendo muitos erros não-forçados e sem conseguir frear o bom jogo de fundo de quadra de Massú, Guga foi derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 6-4. O brasileiro queria, no torneio olímpico de Atenas, "consolidar sua carreira", que tem, entre outros títulos, o tricampeonato de Roland Garros, em 1997, 2000 e 2001.
Por isso, mudou bastante o seu jeito em relação ao que viveu em Sydney-2000, quando, em uma das melhores fases da carreira, parou nas quartas-de-final, eliminado pelo então campeão Yevgeny Kafelnikov. Como já havia passado por uma experiência olímpica, o "novo" Guga abriu mão de viver o dia-a-dia da competição e nem sequer participou da cerimônia de abertura.
Com a derrota, Guga perdeu grande chance de ir longe na competição, já que a chave de disputa lhe era favorável. Se passasse por Massú, enfrentaria o norte-americano Vincent Spadea, um tradicional "freguês" e, na continuidade, o jogo mais complicado até as quartas-de-final seria um hipotético confronto com o espanhol Carlos Moyá.
A derrota também deixou o Brasil sem representantes na chave principai do torneio de simples, já que, no domingo, Flávio Saretta já havia sido eliminado na primeira rodada pelo norte-americano Andy Roddick. O melhor resultado do país em Olimpíadas continua sendo o quarto lugar de Fernando Meligeni, em Atlanta-96.
Contra Massú, Guga conheceu a segunda derrota em quatro partidas. Na última delas, ele havia perdido por 2 a 0 pela primeira rodada do Masters Series de Madri de 2003.
Descalibrado, Guga teve dificuldade para entrar no ritmo de jogo de Massú, que dominava a partida graças ao seu forte golpe de direita. Além disso, o chileno usou bem o primeiro serviço e deu poucas chances ao brasileiro de quebrar o serviço.
Com tudo isso, Guga só conseguiu segurar o adversário até o terceiro game. No quarto, Massú pressionou e conseguiu dois break points. O brasileiro ainda virou o marcador, mas cometeu um erro não-forçado que acabou sendo fatal. De posse de outro break point, Massú aproveitou uma bola curta e atacou com uma golpe em paralela para fazer 3 a 1.
Depois disso, Massú dominou com tranqüilidade os pontos que teve com o saque à disposição. O chileno confirmou seu serviço mais três vezes e, sem ter resistência do outro lado da quadra, fechou a série em 6 a 3.
No segundo set, Guga melhorou bastante seu desempenho. O bom momento se refletiu principalmente no quarto game. Ele fez o chileno correr de um lado para o outro e conseguiu dois break points. Com dois bons saques, porém, Massú dificultou a devolução de Guga e empatou. Em seguida, manteve o rendimento do serviço e fechou o game, fazendo 2 a 2.
A partir daí, o jogo ficou nervoso, e Guga usou a experiência para tentar a virada. Vibrando bastante nos pontos, ele começou a encaixar bons golpes e atrapalhou o desempenho do chileno. Mesmo assim, o brasileiro só voltou a ter chances no 12º game.
Guga saiu perdendo de 40-15, mas se recuperou em grande estilo. Com boas devoluções, ele virou o placar e conseguiu um break point. Massú ainda igualou a contagem, mas o brasileiro insistiu e voltou a ter vantagem, novamente salva pelo chileno. No fim, Guga se aproveitou de dois erros de Massú para fechar o game e o set em 7-5.
No terceiro set, Guga voltou motivado, mas encontrava um forte adversário do outro lado e que principalmente não ficou abatido com a derrota na série anterior. O equilíbrio foi mantido entre os jogadores até o quarto game.
No quinto, Guga, irregular, voltou a cometer erros. Ele perdia por 30-15, quando cometeu uma dupla-falta e cedeu dois break points para Massú. Na primeira oportunidade, o brasileiro foi mal na troca de golpes de fundo de quadra e deu o ponto da quebra para o chileno, jogando a bola para fora.
Perto da derrota, Guga já não encontrou mais forças para a virada. Do outro lado ainda tinha um adversário repleto de confiança e que fechou dois games de saque em seguida sem dar nenhum ponto ao brasileiro.
Mesmo com vantagem de 5 a 3, Massú não se poupou e tentou fechar o jogo rapidamente. Mas Guga ainda sobreviveu. No décimo game, o chileno continuou com seu saque arrasador e, sem dar chance ao brasileiro de trocar bolas, fechou a partida em 6-4.
Publicadoem: Mon, Aug 16 2004 2:57 PM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog