Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 01, 2007

O grafite ganha as galerias de arte

Grafite para colecionadores

Parente mais refinado da pichação, o grafite
migra para as galerias de arte e já começa
a ser visto até mesmo como investimento


Luiz Fukushiro

Fotos Oscar Cabral e divulgação
Claudio Manoel com seu mural de osgemeos, Szwarcwald com quadro de Nina e castelo escocês grafitado por diversos brasileiros: reconhecimento

Na última década, o grafite brasileiro começou a se desvincular de sua irmã pobre e inconveniente, a pichação, e conquistou algum reconhecimento cultural. Agora, um novo passo: o grafite está migrando para galerias de arte. A dupla mais famosa de grafiteiros, formada pelos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo (codinome osgemeos), de 33 anos, já tem seu nome no catálogo de uma galeria tradicional de São Paulo, a Fortes Vilaça. Suas obras podem ser vendidas por até 100 000 reais. Mas nomes menos conhecidos, como Zezão e Titi Freak, também já não precisam contar exclusivamente com muros desprotegidos para usar seus tubos de spray. Com duas dezenas de colegas, eles são representados pela igualmente paulistana Choque Cultural. Como "grafiteiros de galeria", tanto podem pintar em paredes quanto fazer telas, num formato tradicional. Há pouco, Titi Freak comemorou a venda de uma tela por 4 000 libras (cerca de 15 000 reais) para um colecionador inglês.

Até recentemente, a principal razão para alguém comprar grafite era a identificação com essa linguagem jovem e "descolada". Foi assim com o apresentador de televisão Zeca Camargo e com o humorista Claudio Manoel, do grupo Casseta & Planeta. Manoel tem duas obras pintadas diretamente nas paredes do seu apartamento no Rio de Janeiro, de autoria de osgemeos. "Minha mulher queria uma obra de grafite, e acabei conhecendo os dois. Isso faz uns cinco anos. Na época, paguei 3 000 reais", diz o humorista. Aos poucos, porém, torna-se possível adquirir uma tela como forma de investimento. É o que faz o economista carioca Fábio Szwarcwald, de 35 anos. Ele afirma dedicar de 10% a 15% de sua renda mensal a obras de arte. Já tem em sua coleção 170 peças, das quais quinze são assinadas por grafiteiros. "Compro aquilo de que eu gosto e aquilo que acredito ser um bom investimento", afirma.

O grande centro do grafite brasileiro é São Paulo. Os artistas de maior renome, como osgemeos, Nina e Nunca, encontraram seu estilo na cidade, a partir do início dos anos 90. Na época, a pichação política tinha força nas ruas. Os pioneiros do grafite absorveram essa influência – e foram além. Trabalhos de osgemeos ou Nina podem ser delicados, quase sonhadores, e se afastam da linguagem rústica da pichação. Para o cineasta americano Jon Reiss, a "escola paulistana" tem grande originalidade. Depois de mapear a atividade dos grafiteiros pelo mundo afora, no documentário Bomb It, Reiss resolveu enfocar São Paulo em um novo filme. "Eu diria que o que vejo aqui é único, não tem paralelo em outros lugares", diz ele. "O surgimento de um novo mercado para esses garotos é uma ótima notícia, pois eles são talentosos e poderão sobreviver fazendo o que lhes dá prazer."

O surgimento desse novo mercado é uma boa notícia para os grafiteiros em mais de um sentido. Em meados deste ano, por exemplo, São Paulo aprovou uma lei destinada a combater a poluição visual. A lei distingue entre pichação e grafite, mas, como ainda não foi regulamentada, as pinturas dos grafiteiros e as inscrições dos pichadores vêm sendo igualmente apagadas dos muros da cidade. "Enquanto somos convidados para grafitar a fachada de um castelo com mais de 700 anos na Escócia, aqui o nosso trabalho e o de outros artistas está sendo coberto de cinza", diz Otavio, um dos gêmeos. Segundo ele, preservar espaços para o grafite na cidade é essencial, pois a experiência na rua sempre será fundamental para a formação de um grafiteiro. Opinião compartilhada por Francisco Rodrigues, o Nunca, de 24 anos. "Quem grafita de verdade está na rua. Os outros são oportunistas", diz ele.

Arquivo do blog