Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 15, 2007

A nova banda super-rápida

A banda super-rápida

Nova conexão com a internet multiplica por
quatro a maior velocidade existente no Brasil


Carlos Rydlewski

VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
•Quadro abaixo comparativo de velocidades

Qual é a velocidade ideal para navegar na internet? Resposta: quanto maior, melhor. O acréscimo da velocidade em uma conexão de banda larga permite downloads mais rápidos e o acesso a páginas mais pesadas da internet, com vídeos e fotos. Hoje, no Brasil, 73% das conexões de banda larga têm baixa velocidade para downloads, tecnicamente inferiores a 1 megabit por segundo (Mbps). Apenas 1% das ligações é feito em 8 Mbps, a mais rápida conexão oferecida pelas operadoras brasileiras. Essa situação vai mudar para melhor. A partir de janeiro, a Telefônica, operadora de telefonia fixa em São Paulo, oferecerá 40.000 conexões residenciais com a internet de altíssima velocidade, feitas por cabos de fibra óptica. Esse serviço atingirá a taxa de 30 Mbps, quatro vezes a maior velocidade disponível hoje. Com a infra-estrutura cria-da pela empresa, será possível fornecer no futuro conexões de 100 Mbps.

Esse é o primeiro serviço desse tipo no país. Inicialmente, estará disponível apenas na região dos Jardins, área nobre da cidade de São Paulo. Depois, será ampliado para outros pontos da região metropolitana e para o interior paulista. A mensalidade da taxa de 30 Mbps é de 500 reais, o que deve limitar o uso da nova banda larga. É também o preço elevado que impede a Telefônica de oferecer prontamente as conexões de 100 Mbps. Mesmo assim, a nova taxa de conexão é alta em comparação com a existente em países desenvolvidos. O que permite tal aceleração é o cabo de fibra óptica, mais eficaz na condução de dados do que outros meios, como o fio de cobre do telefone convencional. Na prática, a banda larga mais potente torna viável a oferta de vídeos sob demanda e de programas de TV com alta definição de imagem pela internet.

Na semana passada, um estudo pro-duzido em parceria pela consultoria IDC e pela Cisco mostrou que a quantidade de conexões de banda larga cresceu 36% no Brasil, entre julho e setembro, em comparação com igual perío-do de 2006. Em doze meses, os preços do serviço caíram até 30%. Ainda assim, apenas doze em cada 100 residências brasileiras com computador contam com serviço de banda larga. Nos Estados Unidos, a banda larga está presente em metade das casas; na Coréia do Sul, em mais de 80%.


Certifica.com

Arquivo do blog