Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 15, 2007

Radar

Lauro Jardim
E-mail: ljardim@abril.com.br

GOVERNO

Última semana
Lula já avisou aos partidos de sua base, aflitos pela nomeação de seus apadrinhados políticos: a próxima semana será a última do ano para resolver essas pendências. A partir do dia 21, o ano acaba para as nomeações. Se não levarem agora, só levarão perto do fim do recesso do Congresso, que volta a funcionar em fevereiro.

CPMF

Interesse público
O senador Expedito Júnior (PR-RO) participou de discussões de alto nível com o governo para decidir se aprovava a prorrogação da CPMF. Nas conversas, além de exigir a solução de problemas do Banco do Estado de Rondônia, queria nomear o diretor financeiro da BR Distribuidora, um dos maiores caixas do país. Ficou sem a diretoria e votou contra a CPMF – certamente porque sua consciência assim ordenou.

Um ministro é pouco

Evelson de Freitas
Sarney e Lobão: o ex-presidente é o rei do setor elétrico

Lula disse à cúpula do PMDB na semana passada que nos próximos dias nomeará o novo ministro das Minas e Energia. Será, como se sabe, o senador Edison Lobão, indicado por José Sarney, seu padrinho político. Sarney é o rei do setor elétrico brasileiro – em que pese o poder de Dilma Rousseff na área. Nomeado Lobão, Sarney parte para emplacar Astrogildo Quental na presidência da Eletrobrás. Diretor da Eletronorte (por indicação adivinha de quem?), o maranhense Quental tem pendências no TCU. Lá, corre um processo de superfaturamento de 14 milhões de reais por obras feitas no Maranhão nos tempos em que Quental era secretário de Infra-Estrutura.

AVIAÇÃO

De prontidão paraa confusão
A nova presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, assume o cargo na quarta-feira, dias antes, portanto, do período de festas – e de confusão nos aeroportos. Por via das dúvidas, vai anunciar o cancelamento do folgão de fim de ano de todos os que têm cargos de chefia na Anac.

ECONOMIA

Os bônus lá...
Os bancos americanos, como se sabe, passam por maus momentos, e os do Brasil estão lucrando como nunca se viu. Nem esse fato, porém, é capaz de equiparar os bônus recebidos pelos altos executivos nos bancos de lá e de cá. A Goldman Sachs vai pagar 70 milhões de dólares de bônus ao seu presidente e a Lehman Brothers um pouco menos, 41 milhões de dólares. Neste ano, o valor de mercado da Goldman aumentou 3 bilhões de dólares, e o da Lehman ficou 9 bilhões de dólares menor.

...e cá
Agora, uma comparação com o Brasil. Aqui, o valor de mercado do Bradesco subiu 25 bilhões de dólares, e o do Itaú, cerca de 22 bilhões de dólares no mesmo período – só que os seus presidentes receberão bônus estimados entre 5 milhões e 10 milhões de dólares. Ou seja, pelos parâmetros de Wall Street, estão trabalhando quase de graça.

TELECOMUNICAÇÕES

Jereissati quer comprar
A quem lhe pergunta sobre a propalada fusão entre a Telemar/Oi (da qual é um dos controladores) e a Brasil Telecom, Carlos Jereissati responde: "Fusão, não. Compra, sim".

CONSUMO

A febre do DVD acabou
Os 7 milhões de DVD-players vendidos no Brasil neste ano não são uma quantidade desprezível. Longe disso. Mas trata-se de uma queda de 10% em comparação com o que a indústria de eletroeletrônicos vendeu em 2006. Não há dúvida: a febre acabou.

O som vem depois
O ano também não foi lá essas coisas para os home theaters. A indústria prevê uma queda de 5% nas vendas. O que explica tal desempenho, num ano em que o consumo dá pulos em vários setores? O brasileiro está preferindo trocar o seu aparelho de TV tradicional por um de LCD, em vez de gastar na melhoria do áudio.

O articulador encoberto

Tarcisio Mattos/Tempo
Bornhausen: ele não vestiu o pijama

Jorge Bornhausen não tem mais mandato, não é mais presidente de partido, mas não se pense que vestiu o pijama. Foi ele quem, sem alarde, ajudou a mover várias peças-chave para derrotar o governo na quinta-feira. Foram três movimentos importantes. O primeiro, quando botou seu filho, o deputado Paulo Bornhausen, para liderar uma campanha na Câmara pela extinção da CPMF. Depois, quando trabalhou nos bastidores para fazer de Kátia Abreu a relatora da CPMF no Senado. E, finalmente, quando convenceu FHC de que a CPMF prorrogada dificultaria a volta da oposição ao poder.

TELEVISÃO

Ataque ao Nordeste
A Record está em negociações para tirar do SBT a TV Jornal, sua retransmissora em Pernambuco. A emissora, que pertence ao empresário João Carlos Paes Mendonça, é a de melhor desempenho entre todas as afiliadas da rede de Silvio Santos. Para a Record, que ainda patina em audiência no Nordeste, é uma forma de começar a virar o jogo na região, além de partir mais um osso do SBT.

TURISMO

Mais dólares
Com o ano quase no fim, já dá para estimar com margem maior de segurança: os 5 milhões de turistas que desembarcaram no Brasil em 2007 vão deixar 5 bilhões de dólares em divisas. O que isso significa? Significa que a turistada está gastando mais. No ano passado, o país também recebeu 5 milhões de turistas. Só que eles gastaram 4,3 bilhões de dólares.

FUTEBOL

A Fiat fecha com o Palmeiras
Em 2008, a camisa verde do Palmeiras vai estampar a logomarca da Fiat. Na quinta-feira, será anunciado oficialmente o patrocínio da montadora italiana ao time preferido da colônia daquele país em São Paulo. A Fiat vai mandar para os cofres do Palmeiras cerca de 10 milhões de reais por um ano de contrato.



Foto Ailton de Freitas/Agência O Globo


Arquivo do blog