Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Miriam Leitão :"Privatizaram a CPMF": ela virará consumo e margem



O ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e o economista José Márcio Camargo, que eu entrevistei na Globonews na noite da quinta-feira disseram que a queda da CPMF não vai derrubar os preços.


-Vai aumentar a margem dos empresários -disse Everardo


-Principalmente porque está havendo um aumento da demanda - disse José Márcio.


Eles disseram que a CPMF será "privatizada". Em vez de ir para o governo, vai para o bolso dos contribuintes que poderão consumir mais, e vai para as empresas em forma de aumento de margem. A entrevista com os dois repete nesta sexta-feira em dois horários: oito e meia da manhã e três e meia da tarde.


Everardo acha que o governo tem uma lista de aumento de impostos que pode adotar, sem passar pelo Congresso. São todos dolorosos, disse, mas em momentos emergenciais podem ser usados.


Ele lembrou que em 1999 o governo Fernando Henrique na mesma situação aumentou a alíquota do IOF sobre as mesmas operações onde incidia a CPMF e conseguiu arrecadar 25% do que perdeu com a CPMF suspensa.


O "pacote" Everardo incluiria aumento de impostos de bebidas e cigarros e aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas financeiras. E mais: ele acha que tem que congelar todas as despesas com pessoal.


O "pacote" José Márcio teria muito corte de gastos. Por exemplo: a suspensão da medida que manda aumentar o salário minimo de acordo com a inflação e o aumento do PIB.


Everardo acha que a queda da CPMF foi "um desastre" mas defende a tese de que o governo use essa situação para avançar no ajuste fiscal.


Se fizer isso, disse José Márcio, ele vira país bom para investimento mais cedo ainda.

Arquivo do blog