Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 08, 2007

MILLÔR

O comércio de todo o país já aceita o cheque pré-datado de até 90 dias. O Brasil é realmente o país do futuro.

Nohtas ao Léo

Seguro é uma coisa da qual você sempre se arrepende. Mas só quando precisa dele.

O que menos me importa é o crescer das marés. Mas já passei um verão inteiro pensando nisso o tempo todo. Não cheguei a nenhuma conclusão. Na verdade eu nem sabia o que queria concluir.

Todos sabem que assassino vem do árabe, hashishiyun *. Até aí é fácil. Qualquer ignorante como eu também sabe. Mas uma coisa que nem eu nem nenhum outro ignorante sabe (mas dá pra perceber) é que a palavra vem do árabe e tem intimidade com o grande poeta muçulmano Omar Khayam, autor de rubaiás, cujo conjunto dá os ru-baiyats ("Eu não sei se amanhã a lua me procurará no céu em vão"), que vocês todos leram, sabem até de cor. Ou de quem vocês nunca ouviram falar. No fim dá tudo no mesmo. Cultura é isso.

Ghiyath al-Din Abu’l-Fath Umar ibn Ibrahim Al-Nisabur al-Khayaámi, Omar, o "filho do fazedor de tendas", é tudo o que posso traduzir no momento. Além de conhecido poeta era também o matemático mais competente e fa-moso do pedaço.

Khayam era companheiro de universidade de Hasan Sabat e Nizam al-Mulk. Como o tempo passa (parece incrível, mas já passava, naquela época), e o destino é um brincalhão, Omar virou o grande poeta e matemático, Nizam subiu postos importantes no governo e Hasan se tornou chefe de um bando poderoso. Ele era "O velho das Montanhas".

Numa das viradas político-sociais (ainda não se chamavam assim), Hasan matou Nizam. Assim caminha a humanidade.

* Os hashishiyun, drogados com hashish (literalmente erva, como entre nós), eram um grupo especializado em matar cristãos, durante as Cruzadas. Pois é: precursores do al-Keda.

Humilhado? O sistema, a máquina, a sociedade, o grupo de poder, ou lá que diabo seja, ou como se chame, o tem humilhado, e ultrajado muito, como ser humano e cidadão? Você não agüenta mais? Pois não agüente mesmo. Remeta imediatamente sua frustração, em papel timbrado, ou fita gravada, para

Palácio do Crepúsculo – perdão, Alvorada –, Brasília, D.F. (não mande e-mail que eles apagam). E aguarde sua C/C (conta corrupção) pelo reembolso postal.



Arquivo do blog