Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 01, 2007

FHC ataca a idéia e diz que nunca pensou em TV quando presidente-folha 01/12

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL FOLHA DE S PAULO

Antecessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse não apoiar a iniciativa da nova televisão pública.
Para ele, a estrutura de comunicação já existente sob controle do governo federal, e que o tucano conheceu bem, já é suficiente para a tentativa de assegurar os objetivos que Lula e os petistas dizem querer alcançar com a iniciativa.
"O governo já possui a TVE, São Paulo tem uma TV educacional, outros lugares também. Eu não vejo razão, não vejo necessidade de uma nova rede", afirmou à Folha. O ex-presidente disse ainda que em seus oito anos de Planalto nem sequer chegou a cogitar a possibilidade. "Não passou pela minha cabeça criar algo assim enquanto fui presidente."

Controle e propaganda
Geraldo Alckmin, também tucano e governador de São Paulo por cinco anos, é mais direto: "É um objetivo claramente de controle dos meios de comunicação", disse.
Segundo ele, derrotado por Lula na disputa presidencial em 2006, a criação da TV pública será um desperdício de dinheiro. "Não há nenhuma razão em criar outra televisão. Aliás, esse governo é o campeão em gastar com publicidade, é uma coisa totalmente desnecessária", disse.
Para o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), um dos homens de confiança de José Serra, o Planalto poderia ter articulado uma rede que unisse com mais eficiência todos os canais públicos e educativos já existentes. "Para nós, isso pressupõe a tentativa de organizar um instrumento de propaganda. Não há a menor necessidade."
Os tucanos estudam a criação de uma comissão suprapartidária que acompanhe a programação da nova TV.
Nos bastidores, o temor é que ela se transforme na "TV Lula" e sirva como um instrumento de campanha dos petistas e de seus aliados na eleição de 2010, especialmente nos grotões do país.

Arquivo do blog