Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Vitoria de mierda!-


BLog Noblat 13/12


É pior do que Noblat disse na nota "CPMF - O governo perdeu para ele mesmo. E para Arthur" enviada hoje às 9h04. Mídia e exegetas em geral tendem a atribuir o fim da CPMF ao ex-presidente Fernando Henrique porque, como ele tem o raciocínio estratégico, aparece mais do que os demais. 


Mas a verdade é que os parabéns devem ser dados ao presidente Lula, o político que construiu pacientemente o desastre desta madrugada. Fez isso por meio dos seguintes passos:


Dilapidação da credibilidade do governo – Nesses cinco anos de mandato, as três coisas que Lula fez melhor foi: transformar a Bolsa Escola numa quitanda eleitoral, falar de um jeito que o povo entende e não pagar suas dívidas com a base de apoio. Prometeu e não entregou a Reforma Tributária, as nomeações, as verbas de alguns governadores, projetos regionais etc.


Por causa disso, ninguém acredita mais no presidente e em seus ministros. Nem quando eles mandam cartas e assinam embaixo;


Sonho com um presente de Papai Noel – Está bem que Lula vivia dizendo que não existe oposição mais dócil no mundo do que a brasileira. Mas acreditar que ela lhe daria de presente de Natal R$ 40 bilhões para que ele aplicasse na Saúde e disso fizesse uma exitosa campanha eleitoral (e o sucessor) em 2010, é um pouco demais. Chega uma hora que o excesso de autoconfiança come o dono;


Arrogância – Lula subiu no palanque e insultou o DEM, a quem chamou de sonegador, e depois foi correndo tomar café com pão e manteiga com Arruda para pedir socorro. Mantega empatou a bancada tucana durante dias e lhes ofereceu migalhas. E faltando minutos para a votação o presidente manda uma carta confusa para os tucanos prometendo as maravilhas que negou o ano inteiro! Pelo amor de Deus! Onde anda aquele bom e velho Lula que ganhou duas eleições jogando com a bola parada?


Tomara que ele acorde e volte ao campo. Só falta agora dar uma de Chávez: "Vitória de mierda!"


 


José Negreiros é jornalista (josenegreiros@terra.com.br)


Arquivo do blog