Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 08, 2007

FH: PT dificilmente vai apoiar Ciro-globo 08/12




FH: PT dificilmente vai apoiar Ciro

Plantão | Publicada em 07/12/2007 às 18h24m

Flávio Freire - O Globo

SÃO PAULO - Dias depois da pesquisa Datafolha indicar o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) como forte candidato numa eventual disputa presidencial com o tucano José Serra, em 2010, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso revelou-se contrário a uma possível campanha de Ciro e disse considerar "um bom sinal vê-lo mais calado hoje em dia". Mesmo que o PT, neste momento, sofra da falta de candidato natural na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique considera pouco provável que os petistas apóiem o ex-ministro, pelo menos num primeiro turno.

- O PT é um partido importante e precisa fazer bancada. E eles (petistas) sabem que não se faz bancada apoiando outro candidato - disse FH, numa entrevista a João Dória Jr. no programa Show Business, que vai ao ar neste domingo.

Fernando Henrique nega ressentimento em relação a Ciro, mas é firme no contra-ataque às agressões que diz ter recebido ao longo dos anos do político, que recusou ser ministro no seu governo.

- Ele foi meu companheiro de partido, mas ele me agrediu muito pessoalmente. Ele agride as pessoas. Quem sabe ele tem amadurecido. Eu o vejo calado hoje em dia, que já é um bom sinal - disse o ex-presidente.

Para emendar em seguida:

- Se ele for candidato, pode ser. Mas serei contra.

Ainda na entrevista Fernando Henrique dá sinais de que prevê para São Paulo um processo pré-eleição conturbado, e aconselha os dirigentes de seu partido, o PSDB, a "sentar à mesa como gente grande" para evitar traumas na sucessão do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

A discussão de coxia no PSDB gira em torno da rota de colisão entre Geraldo Alckmin e o governador José Serra. Alckmin é tido como o mais forte candidato à prefeitura, como apontam as pesquisas. Serra, no entanto, defenderia a reeleição de Kassab para assegurar uma aliança com o DEM em torno de sua possível candidatura presidencial em 2010.

- Minha função só pode ser a de moderação. Prezamos a aliança em São Paulo, Kassab é um excelente prefeito e Alckmin tem todos os títulos para ser candidato a prefeito. Não acredito que Serra, que é um político como eu, tenha qualquer decisão tomada. Temos que esperar um pouco, principalmente para não acirrar os ânimos. Temos que sentar à mesa como gente grande - disse Fernando Henrique, que durante o programa disse ter sido importante a manifestação pública de Lula contra um projeto de reeleição que permitisse seu terceiro mandato.


Arquivo do blog