Entrevista:O Estado inteligente

domingo, dezembro 09, 2007

ELIANE CANTANHÊDE É 2008 chegando!

BRASÍLIA - Ponto para Serra, pois a tendência é Kassab (DEM) subindo e Alckmin (PSDB) caindo na disputa pela prefeitura. Mas, como Alckmin tem baixa rejeição e continua bem à frente num eventual embate de segundo turno com Kassab, não é possível ainda descartar a hipótese de candidatos próprios de PSDB e DEM.
Em meio às plumas, os paetês: Marta Suplicy só não será candidata se não quiser, pois tem 25% com Kassab e Alckmin na disputa e deixa qualquer outro nome petista insignificante. Uma das surpresas da nova rodada Datafolha, aliás, é que a rejeição dela baixou de 36% para 29%. O "relaxa e goza" cai lentamente no esquecimento.
O país parece dividido entre tucanos e petistas, mas, nos nove Estados pesquisados, isso se repete apenas em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Com ressalvas. Em BH, só se o candidato do PT for o ministro Patrus Ananias. O resto não chega perto. Em Curitiba, o tucano Beto Richa (58%) seria reeleito hoje com folga, mas deve ficar alerta com o fôlego já demonstrado pela petista Gleicy Hoffman em 2006.
No Rio de Janeiro e em Florianópolis, o oposto: o PSDB e o PT não estão com nada -nem com bons candidatos.
Um cruzamento interessante: o PT levou o governo da Bahia em 2006, mas não está entre os cinco partidos preferidos na disputa por Salvador; e o PSDB ganhou o governo do Rio Grande do Sul, mas igualmente não está entre os cinco partidos mais fortes na disputa por Porto Alegre. Elas por elas?
Os tucanos também são os ausentes em Fortaleza, até porque o PSDB está aos cacos, depois de anos e anos no poder no Ceará. E também estão fora em Recife, onde, aliás, a única opção petista parece ser Humberto Costa, que não foi nenhum sucesso na Saúde. O Datafolha indica tendências para 2008, mas ainda é cedo, e o cenário ainda está bastante embolado. Sinal de emoção. E de caneladas.

elianec@uol.com.br

Arquivo do blog