Entrevista:O Estado inteligente

domingo, novembro 29, 2009

RADAR

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eleições 2010

Como será o programa do PSDB

ANDRE DUSEK/AE

Rivalidade risonha
Aécio e Serra: dois candidatos, uma vaga


O que se verá no programa de TV do PSDB, que vai ao ar na quinta-feira, é uma bem-acabada divisão de espaço ao modo tucano. José Serra e Aécio Neves dividirão o tempo de jogo como bons companheiros (fora isso, haverá também uma pequena aparição de Sérgio Guerra, presidente do partido). Cada um listará suas realizações - Aécio enfatizando mais sua biografia, com o objetivo de tornar-se mais conhecido, e Serra relembrando seus pontos altos no Ministério da Saúde, na prefeitura paulistana e no governo de São Paulo. E, como uma espécie de cereja do bolo, Aécio falará um pouco de Serra, e vice-versa, para demonstrar união.

Palocci ainda mira São Paulo
Lula recebeu um pedido de Antonio Palocci para que a decisão sobre o candidato petista ao governo de São Paulo só saia em março. Lula topou.

De olho nas urnas
Marina Silva vai a Copenhague disposta a brilhar - e a recuperar o tempo perdido e de pouca exposição pública das últimas semanas. Não participará de nenhum evento oficial, mas sua agenda foi feita com um olho nos auditórios e outro nos holofotes.

Câmara

Peneira esgarçada
Que ninguém se iluda. Das seguidas denúncias de uso irregular da verba indenizatória que vêm sendo publicadas desde domingo na Folha de S.Paulo, serão investigadas apenas aquelas em que haja evidência de que os deputados apresentaram notas por serviços nunca prestados. Ou seja, a Câmara só levará as investigações adiante nos casos em que os deputados possam ter embolsado o dinheiro da verba sem contratar serviço algum. Notas de empresas de familiares e gastos em campanha passarão ao largo.

Governo

ED FERREIRA/AE

Diplomata
José Dirceu: missão de acalmar
o destrambelhado Chávez

Itamaraty do B
José Dirceu desembarcou há quinze dias em Caracas com uma missão de governo. Sondar Hugo Chávez em relação a Honduras e tentar baixar sua bola.

Economia

Vem para a Caixa você também
Luiz Gushiken foi procurado pelos controladores do Banco Bonsucesso em seu escritório paulista para ajudá-los a vender a instituição para a Caixa Econômica Federal. Aliás, Gushiken, com toda a discrição possível, deu uma espécie de consultoria informal ao Pan-Americano em suas negociações para a venda de 49% do banco à CEF. Gushiken, assim como Dirceu e toda a turma, está de volta.

Pole position
Apesar de a ex-líder Volkswagen estar em seus calcanhares, a Fiat fechará 2009 como a líder na venda de carros pela oitava vez consecutiva.

Aviação

Cumbica vai diminuir...
Na terça-feira, a Anac vai restringir a capacidade do Aeroporto de Cumbica, o maior do Brasil, que hoje opera no limite. Os 48 pousos e decolagens por hora passarão para 45. A ideia é dar mais conforto aos passageiros. Ampliação das instalações, que é bom, nada.

...e a demanda segue em alta
Apesar das restrições, a demanda não para de crescer. A Gol, por exemplo, acaba de pedir às autoridades americanas para fazer voos charter para Miami e Orlando - e voos fretados costumam ser o primeiro passo para as operações regulares. Essas rotas integram os planos de expansão internacional da Gol, que passam todos pelo Caribe.

Salve-se quem puder
Atenção, viajantes, preparem-se: os dias de pico nos aeroportos neste fim de ano serão 19, 20, 26 e 27 de dezembro.

Defesa do consumidor

Alô, alô
O primeiro aniversário do decreto que regulamentou o Serviço de Atendimento ao Consumidor, agora no início de dezembro, será marcado com um balanço do governo. Em resumo, os números vão dizer que os serviços de call center das empresas de telefonia pioraram, ao passo que os das empresas de cartão de crédito melhoraram.

Livros

Sindicalismo de luxo
O Ministério da Cultura acaba de aprovar a captação de recursos via Lei Rouanet do livro O Movimento Sindical em São Paulo. Até aí, beleza. O projeto é descrito como "um livro luxuoso" que falará da história do sindicalismo paulista e "principalmente dos nomes que se destacaram nesse movimento, como o do senhor presidente da República". Em resumo, é um exemplo de culto à personalidade com renúncia fiscal.

Machado em cazaque
Mais de um século depois de sua morte, Machado de Assis, finalmente, chega ao Cazaquistão. A embaixada brasileira em Astana acaba de editar um livro de contos escolhidos de Machado, numa tiragem de 1.200 exemplares, que serão distribuídos para escolas e universidades locais.

Futebol

Outro estádio-problema
Nos últimos meses, o vilão da vez no que se refere a estádios para a Copa de 2014 foi o Morumbi. O estádio paulistano, porém, acaba de perder seu protagonismo nesse filme: o Maracanã é a nova grande preocupação da CBF e da Fifa. Faltam três anos e meio para a Copa das Confederações e nada de projeto para o estádio que ambiciona sediar a final da Copa.

ROBERTO SCHIMIDT/AFP

Na berlinda
Ronaldo: de camisa amarela se dependesse da torcida


Dunga não quer; a torcida, sim
Dunga deixou claro na semana passada: ninguém deve perder tempo imaginando Ronaldo Fenômeno vestindo a camisa da seleção na Copa da África do Sul. Beleza. Mas vai decepcionar a maioria dos torcedores - mais exatamente 57% dos 8.216 brasileiros de todo o país que responderam à pergunta "Você acha que Ronaldo deve voltar a seleção?", numa pesquisa feita no fim de outubro pela TNS Brasil. Entre os corintianos, esse porcentual sobe para 76%.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog