ula só deve a ele
No dia seguinte à sua eleição para presidente da República em 2002, Lula reuniu-se no Hotel Meliá, em São Paulo, com os nomes mais representativos do PT na época - entre eles, José Dirceu, Luiz Gushiken, José Genoino, Gilberto Carvalho e Antonio Palocci.
A certa altura da reunião, disse mais ou menos assim:
- Vocês terão posição de relevo no governo. O PT será prestigiado. Mas não esqueçam uma coisa: os únicos votados nessas eleições fomos eu e o José Alencar. Os únicos.
Quer dizer: ali, Lula já diminuía a importância do PT para sua vitória. E a importância dos companheiros que suaram a camisa para ajudá-lo a se eleger. Suaram e desrespeitaram as leis, como mais tarde restaria provado. E parte deles por causa disso comprometeria para sempre suas biografias.
O que dirá Lula caso se reeleja em outubro próximo como sugerem todas as pesquisas eleitorais? E pior: caso se reeleja direto no primeiro turno?
Lula se acha o melhor presidente que o país já teve – só comparável a Juscelino. E como conseguiu se descolar do PT e sobreviver a três CPIs (Mensalão, Correios e Bingos), estará à vontade para dizer a quem interessar possa antes da inauguração do seu novo mandato:
- Não devo a reeleição a ninguém, nem mesmo ao Alencar. Estou livre para governar com quem quiser e da maneira que quiser.
E de fato estará. Poderá se aliar à esquerda e à direita – mais à direita para compor uma maioria no Congresso. Sem ela, não governará.
A maioria dos brasileiros não terá reeleito um presidente, mas entronizado um imperador.
Se isso será bom ou ruim, o futuro a Deus pertence.
Enviada por: Ricardo Noblat