quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Folha de S.Paulo - Editoriais: "LUTA FEIA" - 09/02/2005

"LUTA FEIA"

Numa proposta orçamentária que procura reduzir despesas em diversas áreas para manter elevados gastos com segurança, a administração George W. Bush prevê uma firme redução dos subsídios agrícolas a partir de 2006. Caso seja aprovado sem alterações pelo Congresso, o corte nos gastos públicos com a agricultura será de 10%.
A notícia foi recebida com relativo otimismo no Brasil, pois vai ao encontro das reivindicações dos países emergentes em prol de uma maior liberalização do comércio de produtos primários. O tema é um dos principais pontos da atual rodada de discussões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e interessa diretamente aos produtores brasileiros.
Os subsídios à agricultura, ao lado de barreiras sanitárias e outras modalidades de salvaguarda, fazem parte de um arsenal de medidas que tornam as regras mundiais de comércio mais favoráveis às economias desenvolvidas. Ao oferecer subsídios a produtores agrícolas, os EUA, assim como a União Européia, fazem com que seus produtos sejam artificialmente mais baratos, anulando as vantagens de outros países.
O Brasil é um dos líderes de um grupo de nações que insiste em não ceder às novas propostas de liberalização dos países desenvolvidos caso não haja uma contrapartida na área agrícola. Essa questão também é um dos principais obstáculos a um acordo do Mercosul com os EUA em torno da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Segundo o diário norte-americano "Wall Street Journal", além da necessidade de reduzir seu explosivo déficit público, o governo norte-americano já estaria trabalhando, ao propor a redução, com a necessidade de avançar nas discussões da OMC.
Mesmo que seja assim, a proposta ainda terá de ser aprovada pelo Congresso. E os sinais, como resumiu o senador republicano Saxby Chambliss, presidente do Comitê de Agricultura do Senado, são de que haverá "uma luta feia". Não é a outra coisa, aliás, que se tem assistido nas negociações internacionais.