BRASÍLIA - Quarta-Feira de Cinzas. O país do Carnaval já pode começar a pensar em trabalho. Boa hora para algumas perguntas que soam desagradáveis durante essa trégua informal entre as instituições e o hábito de trabalhar, que vai do fim de dezembro até a festa de Momo -que felizmente durou um pouco menos neste ano. Enfim, às chatices, pois:
1 - Como o governo vai tocar, de fato, as famosas parcerias público-privadas? Onde os empresários serão recebidos para discuti-las? Em algum fórum aberto e transparente ou em gabinetes recheados de políticos de olho em financiamento para suas campanhas em 2006? Dúvida técnica: como ficará a garantia prevista no projeto para os investidores, segundo a qual eles receberão repasses caso a obra não esteja dando o retorno esperado? No caso da Petrobras, isso deu um prejuízo com termelétricas que pode chegar a R$ 4,1 bilhões.
2 - A grande novidade em política pública de saúde prometida pelo governo, o grupo de trabalho que analisará a descriminalização do aborto, será para valer? Ou vai naufragar nas águas do conservadorismo igrejeiro, nossa versão brejeira do radicalismo cristão da era Bush?
3 - Falando em grupos de trabalho, eles continuarão a pulular às dezenas? A Casa Civil argumenta que eles são instrumento eficaz de discussão, citando o fato de que, dos 25 encerrados com sua participação, 7 pariram leis, portarias ou decretos, e os outros, sugestões às áreas correlatas. Pode ser, mas cada vez que aparece um novo grupo para discutir a sardinha, ou algo assim, a coisa fica com cheiro de embromação ou assembleísmo.
4 - Quanto dinheiro público será despejado na operação de salvar a Varig? Por quanto tempo mais o mau empresário será recompensado?
5 - Servirá para algo além de compor base a reforma ministerial? Ou apenas acomodará aliados inusitados como Roseana e o PP? O fracasso da área social ficará impune?
Por fim, ficam as desculpas pelo azedume. A vida é bem mais doce e interessante do que isso tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.