domingo, abril 27, 2008

CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO - Faz todo o sentido esta avaliação do ministro Celso Amorim: "Para fortalecer nossa inserção global, é necessário começar pela América do Sul. (...) É inconcebível um Brasil próspero em meio a uma América do Sul miserável ou permanentemente sujeita a crises de governabilidade".
Faz todo o sentido até do ponto de vista econômico-comercial. Daniel Bramatti mostra, no número de março da revista da Confederação Nacional da Indústria, que a América do Sul "absorve 31,5% de nossas exportações de produtos manufaturados -os de maior valor agregado, relacionados a pesquisa e desenvolvimento e a empregos de qualidade".
O texto acrescenta o seguinte cálculo do economista Fernando Ribeiro (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior): para a indústria manufatureira, o peso da América do Sul é "até maior" do que o peso que a China tem para as commodities -sabidamente decisivo para o desempenho comercial e até econômico do Brasil.
Pena que a América do Sul continue não sendo próspera como pede Amorim e enfrente regularmente crises de governabilidade. Aliás, a presente conjuntura é prenhe de crises em quase todos os vizinhos.
Creio ser dispensável citar país a país, porque todas as crises estão presentes regularmente no noticiário, em especial o desta Folha, cuja editoria internacional cobre muito bem um subcontinente que raramente foi a menina dos olhos da mídia brasileira.
Pergunta seguinte, óbvia: pode ou deve o Brasil atuar de maneira mais incisiva para ajudar, seja na governabilidade, seja na busca da prosperidade? Ou é melhor ficar mesmo no secular conceito de "não-intervenção", às vezes sábio, às vezes apenas preguiçoso?
É esse o grande desafio para a política externa de um país que vem de um ciclo de estabilidade invejável na comparação com os vizinhos.