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O ESTADO DE SÃO PAULO - Economia e Negócios
Sexta Feira, 29 de Março de 2016.
Não é preciso chorar, nem acender vela para esse governo agonizante. Basta uma fita verde e amarela – sem o nome dela. Apesar da ruina, o Brasil está vivo e com esperança em um futuro melhor. Está consciente de quanto custou a incompetência de um governo dedicado obstinadamente a errar. A impressionante mobilização popular mostrou que a absoluta maioria dos que trabalham (ou perderam seus empregos) e pagam pesados impostos, não quer mais ser refém dos que se julgam os eternos donos do poder.
Diante desse ambiente angustiante de recessão, desemprego, inflação, descontrole total das contas públicas e descrédito internacional, o que se tem com resposta? O governo nos oferece arrogância, perda do senso do ridículo, falta de respeito e insistência em repetir os mesmos erros. Emendas são alardeadas – cada vez mais mambembes que os sonetos – num jogo de prestidigitação que envergonha mágicos profissionais. E quais as razões que levam às ruas multidões? Elas se sentem atingidas pela afronta, desfaçatez e deboche. E por que um ex-presidente que deixou um legado importante, se presta a protagonizar um papel ridículo e degradante?
É importante entender como foi meticulosamente gerado o caos econômico. O primeiro governo Lula, tirou partido de uma conjunção favorável: preservação do poder de compra pelo controle da inflação, expansão e diversificação do consumo com suporte da expansão do crédito e o câmbio favorável às importações. Adicionalmente, houve o barateamento dos bens industriais de consumo, em razão das cadeias produtivas globalizadas. Um legado inegável foi o maior alcance dos programas de redistribuição de renda e inclusão social. O cenário internacional favoreceu o grande impulso nas exportações, apoiado em um prolongado ciclo de valorização das commodities. Houve ainda continuidade na atração do capital privado para investimentos, inclusive nas infraestruturas. Por fim, a preservação da credibilidade e atratividade do país, inclusive obtendo o "Grau de Investimento".
No segundo governo Lula, todavia, já se vislumbrava sinais de um esgotamento do ciclo baseado na expansão do consumo e baixa capacidade de investimento. Buscou-se como alternativa para dinamizar o crescimento um novo nacional desenvolvimentismo, uma visão ideológica reciclada que apostou em uma economia cada com vez mais apoiada no voluntarismo do Estado intervencionista. Foram resgatados antigos conceitos da liderança estatal nos investimentos, expansão do crédito e concessão de benefícios fiscais a setores "estratégicos". A política econômica foi dispersiva e sem coordenação de objetivos.
O primeiro governo Dilma, herdou as dificuldades geradas pelo esgotamento do ciclo de expansão do consumo e, atingido pela crise de 2009, optou por aprofundar mais as ações intervencionistas. Alterou a direção da política econômica, com a chamada Nova Matriz Econômica. A média da inflação nos primeiros quatro foi de 6%, batendo no teto da meta estabelecida. O represamento das tarifas dos combustíveis e da energia elétrica impediu que a inflação ultrapassasse o teto. Excetuando o crescimento de 2010 (7,5%), o desempenho do PIB foi medíocre no período. A taxa de investimento, com média de 18%, continuou a ser o grande fator restritivo para um crescimento mais forte e continuado.
A Nova Matriz cedeu mais espaço para os ideológicos, afrouxando os controles sobre os gastos públicos e os objetivos de superávit primário. Pôs em risco o controle da inflação – sempre batendo no teto da meta. Aprofundaram-se, ainda, as medidas pontuais de isenções fiscais e favorecimentos de crédito pelos bancos oficiais. O segundo mandato, mal iniciado, já revelava uma economia com gastos públicos sempre crescentes, inflação fora de controle, desemprego em dois dígitos, queda forte e continuada do PIB e aumento da Dívida Pública.
Não foi surpresa, portanto, o país quebrar e mergulhar na mais prolongada e grave recessão da sua história. Não tendo mais a quem culpar, os donos do poder perderam a compostura e partiram para o achincalhe...
Josef Barat - Economista, Consultor de entidades públicas e privadas, é Coordenador do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo.
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