sexta-feira, fevereiro 24, 2012

'Não minta para mim, Argentina' O Estado de S. Paulo

- 24/02/2012

Por desconfiar dos dados, "Economist" deixa de publicar indicadores do país

SÍLVIO GUEDES CRESPO, ESTADÃO.COM.BR - O Estado de S.Paulo

A revista britânica The Economist, que divulga toda semana mais de mil
indicadores relativos à economia de diversos países, anunciou que vai
parar de publicar dados oficiais da Argentina.

No lugar do índice de inflação divulgado pelo governo, o semanário vai
publicar um indicador calculado pela empresa americana PriceStats. A
companhia coleta preços do comércio eletrônico em 19 países.

"A Argentina sem dúvida vai dizer que mede o consumo dos ricos e não
mede o dos pobres, que não compram pela internet. Mas os métodos da
PriceStats têm uma impressionante convergência com indicadores
oficiais de confiança em países como Brasil e Venezuela", afirma a
Economist, em artigo intitulado "Não minta para mim, Argentina".

A revista nota que a PriceStats calcula uma inflação de 24,4% na
Argentina no ano passado e de 137% no acumulado de 2007 a 2011. Já o
Indec, escritório oficial de estatísticas do país, diz que a alta de
preços foi de 9,7% no ano passado e de 44% nos últimos cinco anos.

Oposição e empresas privadas da Argentina não acreditam nos dados
oficiais. Em 2007, a entidade anunciou uma mudança de metodologia em
suas pesquisas e afastou funcionários. No ano passado, o governo
multou consultorias que divulgaram levantamento de preços, com base em
uma lei que impede a difusão de informações que possam confundir o
consumidor.

Seria o caso de suspeitar de um complô do setor privado contra o Indec
se pelo menos as autoridades confiassem em seus números. Mas o que
ocorre é justamente o contrário. Aliados do governo também não querem
saber dos dados oficiais.

A central sindical CTA, segunda maior do país, defendeu um aumento
salarial de 25% para os seus trabalhadores, alegando que "uma
negociação abaixo dessa cifra estaria cedendo ao aumento de preços",
conforme noticiou recentemente o jornal Clarín. A CTA foi uma aliada
da presidente Cristina Kirchner na campanha pela reeleição, em
outubro.