O GLOBO - 25/07/11
Para não ser acusado de tratar com má vontade todos os governos, deixo de lado, por ora, meu natural ceticismo e sugiro que combinemos assim: apesar de ter sido a mais poderosa e eficiente executiva da história da Casa Civil da Presidência da República, Dilma não fazia a mínima ideia da roubalheira perpetrada no Ministério dos Transportes.
Falha dela? Talvez sim, talvez não.Mas como Lula, em sua infinita sabedoria, observou certa vez, que mãe pode afirmar com segurança que sabe tudo o que seus filhos estão fazendo?
Impossível! É fato que uma mãe ou um pai não dispõem dos órgãos de controle e fiscalização postos a serviço do governo, mas...
Esqueçam a frase que arremata o parágrafo anterior, expressão do vezo de quem foi instado durante mais de 40 anos a só acreditar em algo depois de esgotadas todas as dúvidas. Como não existe verdade absoluta, e, portanto, jamais as dúvidas se esgotam... Perdão! Esqueçam também todo este parágrafo.
Retomo minha profissão de fé naquilo que as almas mais cândidas batizaram de “faxina ética”. E digo: Dilma não sabia da roubalheira. Ponto. Se quiserem dizer que isso compromete sua imagem de executiva implacável, que o digam. Etem mais: Paulo Sérgio Passos, novo ministro dos Transportes, também não sabia.
De fato, ele está no ministério desde 1973. Ocupou a secretaria-executiva, o segundo cargo mais importante, entre 2001 e2003, e novamente em 2007. E de março do ano passado até
dezembro substituiu o ministro Alfredo Nascimento, que deixou o cargo para ser candidato a um segundo mandato de senador pelo PR do Amazonas.
Paulo Sérgio é economista. Filiou-se ao PR só para que o partido pudesse se orgulhar de dispor de todos os cargos importantes do ministério. “Porteira fechada” — sabe como é? O ministério era de Nascimento, do deputado Valdemar Costa Neto (SP), réu no processo do mensalão do PT,e de outras figurinhas carimbadas do PR.
E estamos conversados. Paulo Sérgio não era ouvido nem cheirado por essa gente sobre fraudes em licitações, absurdos aditivos em contratos milionários, superfaturamento e cobrança de comissões generosas para abarrotar os cofres do PR ou os bolsos dos seus caciques. Escondiam tudo do coitado. Não era da turma.
Talvez fosse por isso que Lula tanto gostasse dele. E que Dilma também. Era um puro. Outra coisa que precisa ficar clara: na condição de céptico em recesso, repilo a insinuação de que
Dilma só decidiu promover uma “faxina ética” no ministério dos Transportes porque pegaria mal não fazê-lo depois de o lamaçal vir à tona.
Verdade que ela não pensou em faxina quando concluiu que o ministério estava “fora de controle”. Esbravejou, espancou a mesa de reuniões da sala vizinha ao seu gabinete no Palácio do
Planalto econcluiu que o ministério carecia de babás. Ofereceu-se para ser uma delas. As outras seriam as ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann.
A ficha de Dilma só caiu ao saber que a Polícia Federal acumulara provas dos trambiques e se preparava para prender alguns suspeitos.Aí veio a imprensa e começou a disparar denúncias. Ok, mas edaí? Dilma correu atrás do prejuízo e cortou cabeças — 17 até o último fim de semana. É isso o que importa. Lula jamais procedeu assim.
Os demitidos serão punidos um dia? Não é tarefa de Dilma. É da Justiça, lenta, lerda e cega. A faxina se estenderá a outros ministérios? Dependerá do que a imprensa descobrir. Ou do que vazarem para ela. Sarney ensinou a seus sucessores que o primeiro compromisso de um presidente deve ser com a sua própria sobrevivência.
Há corrupção em quase todas as instâncias do governo. Os partidos brigam por cargos não para ajudar o governo, mas para desviar o máximo de dinheiro possível. A“governabilidade” depende do apoio que eles ofereçam ao governo. E esse apoio vale mais do que os milhões de votos obtidos por Dilma.
Querem o quê? Que Dilma se suicide? Menos!