sábado, novembro 21, 2009

Ricardo Noblat - Estatais põem anúncio de 2 páginas no NYT para exaltar economia do Brasil

13.11.2009
deu em o globo

Bem na foto, mesmo paga


De Marília Martins:

Resultados da economia brasileira são destacados no exterior, mas o governo tem ajudado não só com medidas como também com propaganda. O jornal "New York Times" publicou ontem, em sua seção de negócios, um anúncio de duas páginas inteiras com material promocional que parecia simular uma reportagem sobre a economia brasileira. O título: "Brazil rising: an emerging economic super-power stakes its claim" ("Brasil cresce: uma potência econômica emergente reivindica a sua parte").

O texto do anúncio, patrocinado por grandes estatais brasileiras como Petrobras e Banco do Brasil, diz que a economia brasileira está vivendo um momento de dinamismo com a ofertas de oportunidades vantajosas para investidores americanos.

O texto, de propaganda e pago, não tem uma linha sequer sobre o apagão de terça-feira à noite, que atingiu 18 estados e mais de 60 milhões de brasileiros. É um material promocional, que apenas ressalta resultados positivos da economia pós-crise global.

"Nunca o momento foi tão propício para que empresas americanas invistam no Brasil", diz o texto do anúncio, redigido por Robert McGarney, um escritor free lancer que oferece seus serviços de redator pela internet e que já assinou mais de 1.500 textos, muitos deles em material publicitário que simula reportagens jornalísticas.