fsp
Cresce percepção da responsabilidade de Lula na corrupção DA REPORTAGEM LOCAL
Além de sofrer leve piora em sua avaliação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais identificado como responsável pela existência de escândalos de corrupção em seu governo.
Entre agosto e outubro, segundo o Datafolha, a taxa dos que atribuem a Lula muita responsabilidade nos casos de corrupção aumentou quatro pontos percentuais, passando de 29% para 33%.
A percepção de que Lula tem muita responsabilidade na corrupção aumenta de acordo com a escolaridade (de 31% entre os que têm ensino fundamental para 46% para aqueles com nível superior) e a renda (de 30% entre os ganham até cinco salários mínimos para 48% entre os que ganham mais de dez salários).
Já o percentual daqueles que consideram que Lula não tem nenhuma responsabilidade nos casos de corrupção caiu para 14%, taxa cinco pontos menor do que a verificada em agosto (19%) e sete pontos percentuais menor que a de 1º de março de 2004.
A percepção sobre a existência de corrupção no governo de uma forma geral, no entanto, permanece estável: 81% acreditam que há casos na gestão Lula, uma oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação à taxa apurada na pesquisa anterior (83%).
Ao mesmo tempo, houve um forte aumento na percepção de que o partido de Lula, o PT, atrapalha a administração do país.
Poucos meses depois de tomar posse, em abril de 2003, apenas 6% dos brasileiros diziam que o PT atrapalhava "muito" o trabalho do presidente. Hoje, esse percentual está em 44%. O percentual dos que acreditam que o PT atrapalha "um pouco" aumentou de 10% para 20% entre 2003 e a pesquisa feita na semana passada.
Uma maioria de 64% acredita que o partido, diretamente relacionado aos escândalos, acaba atrapalhando Lula de alguma maneira. Esse patamar é parecido mesmo entre os simpatizantes do próprio partido: 61% dos petistas acham que o PT atrapalha Lula.
Quando se fala na eleição de 2006, a maioria dos brasileiros (62%) concorda que, caso Lula se candidate à reeleição, o PT vai atrapalhar mais do que ajudar. Mesmo entre os simpatizantes do partido, 50% acreditam que o PT vai atrapalhar o projeto de reeleição; 42% acham que vai ajudar. Só 18% dos entrevistados na pesquisa acham que o PT está ajudando (para 6% ajudando muito; para 12%, pouco).