quinta-feira, abril 19, 2012

O Brasil de todos nós - ROBERTO DaMATTA

O Globo - 18/04/12

Todos nós somos fadados a falar do Brasil. O Brasil é o todo que nos
engloba e nós somos a parte que, sem esse todo, perde o chão ou a
terra. Terra é um conceito arcaico. Desterrar foi uma punição tão
tenebrosa quanto a morte. Que falem os exilados de todos os calibres.
Em inglês ainda se usa land (jamais earth), mas você tem que assistir
a um velho filme de John Ford, como "O Homem que matou o Facínora",
para ouvi-la claramente na expressão the law of the land, porque,
nesta película, trata-se de estabalecer o governo da lei numa "terra"
sem regras impessoais: num sistema, as normas que não dependem das
pessoas que governam as condutas individuais. No filme, vemos uma
sociedade onde as relações pessoais com seus sentimentos particulares
de simpatia, dívida, ousadia como poder e o poder da ousadia, são
dominantes e inventam a figura de um facínora cujo nome é
significativamente Liberty Valance. É justamente para regular essa
liberty que existe a regra da lei geral, com suas instituições e
agentes.

No filme, a ausência da lei se faz por meio da violência cara a cara,
cujos símbolos são o revólver e o chicote. Neste Brasil de todos nós,
as tramoias são feitas - eis o que constrange e revolta -
indiretamente, com a lei. No Brasil a lei é onipresente, mas ela não
tem alma porque nela a autoridade vê apenas a letra, deixando de fora
o espirito dos valores da sociedade da qual ela faz parte. Ora, uma
lei sem alma é o que vemos, revoltados, em todos os poderes da
República onde se prefere atuar mecanica (ou retoricamente) deixando
de lado a alma que levaria a um controle dos interesses apaixonados -
coisa que os liberais clássicos conheciam bem.

Assim, temos testemunhado muita letra e pouca alma, muito direito e
pouca ética. Muita técnica legal e pouco sentimento de justiça
igualitária. Seja no julgamento absurdo das menores violentadas, seja
na reação às roubalheiras do dinheiro público pelas pessoas justamente
encarregadas de administrá-lo.

O conceito de "terra" está enraizado e jamais foi estudado
criticamente entre nós. Pois se a "terrinha" fala de um Portugal da
origem, a "terra" é o Brasil: aquele lugar onde o gorjeio das aves
distinguem o "lá" (do exílio) do "cá" como o lugar plano do aqui e
agora. A terra que me recebeu neste teatro. Que me obriga a ter
saudade e que, um dia - queira Deus -, vai me receber novamente no seu
doce seio.

Ainda sentimos mais saudade do Brasil como terra do que como país,
para ampliar um estudo magistral que José Guilherme Merquior faz da
poesia "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias. Mas quem é que hoje em
dia assiste a filmes de John Ford e lê Gonçalves Dias, interrogaria o
leitor abarrotado de titanics, rambos e da poesia inefável das musicas
sertanejas?

O mundo - seu cronista reacionário - mudou!

Mas, respondo eu: de fato não temos mais as aves gorjeando, nem John
Fords. Mas continuamos a sofrer a vergonha das roubalheiras promovidas
por um sistema que insiste em não admitir que um "homem público" não
tem e nem pode ter - dentro dos limites do bom-senso - vida privada!
Não passamos uma semana sequer sem alguma novidade negativa
relativamente ao campo público, ao mesmo tempo que o mundo todo vai
ficando cada vez mais transparente para cada um de nós. E a nossa
novidade é velha: alguma pessoa pública tirou vantagem pessoal de
algum cargo governamental, seja na contratação superfaturada de alguma
obra ou na compra de um produto; seja numa aposentadoria indevida, na
qual a lei é ampliada para o seu caso; seja na obtenção - vejam o
surrealismo - de um doutoramento no qual todos os membros da banca
fazem tudo, menos examinar o canditado-ministro, o que envilece gente
como eu que, para obter o mesmo grau, fiz pesquisa, escrevi tese
inédita, e como professor, examinador e eventual coordenador de um
programa de pós-graduação no Museu Nacional jamais confundi pessoa e
papel na esfera do poder com a vida intelectual. Tudo foi dentro do
regimento, mas foi ético? Pergunta esse pateta reacionário que vos
escreve.

Alguns cargos públicos, sobretudo os de presidente, papa, rei,
governador e prefeito, que o jurista inglês Henry Maine, chamava de
"instituições solitárias", são papéis ocupados exclusivamente por um
ator que, neles, torna-se um "personagem", uma "figura" ou um
"figurão" (quando fazem inocentes malfeitos como roubar alguns milhões
de reais de catástrofes). Sua característica básica é que eles
englobam totalmente o ator e não permitem que ele possa sair dos seus
requisitos legais e estruturais. Quando investido nesses papéis, o
ator tem que pesar cada palavra, gesto ou relação. Dai a ética e o
viés de sacrifício que os cerca, pois que exigem do ator uma
disciplina que nem sempre é seguida porque em sociedades marcadas pela
desigualdade, pelo aristocratismo oculto e resistente dos "homens
bons" e de suas múltiplas elites (inclusive as populares), como ocorre
justamente no caso deste Brasil de todos nós. Aqui arremato, não é o
papel que ocupa a pessoa, mas é pessoa quem domina, apropria-se e,
mais das vezes, avilta o papel.

Falta esse debate nas nossa esfera política que adora os gregos como
Demócrito e Platão, mas carece de Tocqueville, de Weber, de Arendt e
de Jaspers. De gente capaz de dizer: isso eu não faço!