quarta-feira, setembro 28, 2005

MERVAL PEREIRA A base do mensalão

o globo
O que está em jogo na disputa da presidência da Câmara não é apenas a capacidade de o governo evitar que um oposicionista assuma o comando da Casa, motivado por acesso de paranóia que o faz temer um improvável pedido de impeachment do presidente Lula. O que o governo quer mesmo é descobrir o que restou de sua base parlamentar, depois da passagem do furacão que devastou seus domínios políticos.

O PT, que tinha a maior bancada da Câmara e comandava a outrora "base aliada", ficou menor numericamente que o PMDB, e fragilizado politicamente, e por isso não pôde apresentar-se como candidato natural à presidência. E o PMDB, mesmo ganhando peso político, continua dividido entre governistas e oposicionistas.

Além de fortalecer sua base tradicional — PT mais PCdoB e PSB — o governo quer saber com quantos votos pode contar no PMDB, e não se vexa de tentar reaglutinar os partidos do mensalão, PL, PP e PTB. Desses, o mais arredio parece ser o PP, mas apenas por ter em Ciro Nogueira um candidato com reais condições de vencer. A manobra do governo de atrair os votos do PL, e manter a candidatura do PTB, enfraquece a dissidência do baixo clero.

O governo está, portanto, assumindo todos os riscos para ver com quem pode tentar recomeçar a construir uma base política que o ajude a terminar seu governo com o controle novamente da Câmara. Essa base, possivelmente, seria a que apoiaria Lula em uma eventual campanha à reeleição. Mas o governo está também exacerbando sua relação institucional com o PMDB, ajudando com todo o seu peso a inviabilizar a candidatura de seu presidente, o deputado Michel Temer.

Ele, que manteve ontem sua candidatura contra todos os prognósticos, deve apoiar a do deputado Thomaz Nonô hoje, pouco antes do primeiro turno, pois é improvável que se mantenha na disputa com a clara perspectiva de derrota, ainda mais já tendo sido presidente da Câmara. Deve levar para a candidatura oposicionista cerca de 40 votos.

O governo também não contará, mais uma vez, com os votos totais do baixo clero, e uma agora mais improvável vitória de Ciro Nogueira seria uma derrota sua, assim como o foi a vitória de Severino Cavalcanti. Se Ciro for para o segundo turno, pode unir em torno de si o baixo clero, levando os votos mesmo daqueles que estiveram com o governo no primeiro turno. Com aliados como esses, a vontade de trair no voto secreto deve ser sempre levada em conta. Ainda mais se uma vitória de Ciro Nogueira representar mais cacife para negociar com um governo enfraquecido.

Mesmo que seu candidato Aldo Rebelo venha a ganhar, porém, o governo terá tido uma vitória política imediata, mas pode vir a ter uma derrota a longo prazo, à medida que sua intervenção direta na disputa, deixando no ar a suspeita de que voltou a se utilizar de métodos "não republicanos", pode aumentar a percepção do eleitorado de que sua ação política não tem limites.

Foi essa idéia de que o governo atua como um rolo compressor sobre os adversários, mesmo antes de surgirem denúncias do mensalão, que levou o eleitorado mais esclarecido a rejeitar o PT nas eleições municipais.

O que parecia ser apenas arrogância e truculência, na verdade era uma maneira criminosa de cooptar adesões e votos na Câmara. O jogo pesado que está sendo adotado novamente pelo governo, com liberação de emendas para os deputados e de verbas para os ministérios do PMDB e do PL, trazem à tona desconfianças de que essas negociações políticas voltaram a ser azeitadas por um duto novo, já que o valerioduto está pelo menos aparentemente desativado.

O Ministério dos Transportes, reduto do PL, teve verbas anunciadas em ritmo de festas, depois de pressões de ninguém menos que o ex-deputado e ainda presidente do partido Valdemar Costa Neto, coadjuvado por Sandro Mabel. A negociação é mais escandalosa quando se sabe que o vice-presidente José Alencar saiu do PL porque não conseguiu que o partido desistisse de ir para oposição. Pelo histórico da pasta e do partido, não será de estranhar se uma futura CPI do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) vier a ser pedida pela oposição no Senado, criando mais problemas para o governo.

Retomadas as negociações com os antigos partidos aliados, sem medo do passado, o governo provavelmente poderá contar também com o PP, mesmo que tenha trabalhado contra a candidatura de Ciro Nogueira. O pragmatismo que domina o governo é do mesmo nível que o do PP, e passado o primeiro turno, é pouco provável que a mágoa de Ciro e seus companheiros resista a "argumentos consistentes" num segundo turno.

O grave desse quadro é que esses parceiros do governo têm vários líderes com a corda no pescoço, e certamente o tratamento que o futuro presidente da Câmara dará aos processos de cassação de mandatos é um dos pontos das negociações, assim como a redução das cláusulas de barreira.

A tese das penas diferenciadas, que detonou o repúdio da sociedade civil a Severino Cavalcanti, está sendo negociada abertamente, sem que provoque reações dentro da Câmara. Como a política brasileira já não se faz com questões programáticas, mas com manobras pragmáticas, corremos o risco de ver um deputado do PCdoB sendo eleito para presidir a Câmara com os votos do PL, PTB e PP, os partidos do mensalão. E a impunidade que se temia tornando-se realidade, graças à condescendência do governo com seus aliados.